Após críticas ao partido, PMDB não punirá Jarbas Vasconcelos

BRASÍLIA - O PMDB não deverá punir o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) pelas declarações que deu à revista Veja de que o partido é corrupto. De acordo com nota da Executiva Nacional, divulgada nesta segunda-feira, ¿o PMDB declara que não dará maior atenção a ela [a entrevista de Jarbas] em razão da generalidade das alegações¿

Carol Pires, Último Segundo/Santafé Idéias |

AE

Senador Jarbas Vasconcelos

Senador Jarbas Vasconcelos

Fundador do antigo MDB, Jarbas Vasconcelos criticou, em entrevista publicada no último sábado, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e o líder do PMDB, senador Renan Calheiros (PMDB-AL).

Sobre o partido, disse: a maioria [do PMDB] se especializou nessas coisas pelas quais os governos são denunciados: manipulação de licitações, contratações dirigidas, corrupção em geral".

Sobre José Sarney (PMDB-AP), presidente do Congresso, Vasconcelos disse que "a moralização e a inovação do Senado são incompatíveis com a figura do senador" - Sarney não se manifestou. Ele chamou o Bolsa-Família de "o maior programa oficial de compra de votos do mundo" - nem o Planalto nem o ministro Patrus Ananias (Desenvolvimento Social) responderam.

Ao saber das declarações do senador pernambucano, o presidente do partido, deputado Michel Temer (SP), conversou por telefone com as demais lideranças peemedebistas ao longo do fim de semana. Porém, os parlamentares acharam melhor não penitenciar o correligionário, por trata-se de um desabafo ao qual a Executiva Nacional do partido não dará maior relevo.

De acordo com a nota, a entrevista de Vasconcelos não aponta nenhum fato concreto que fundamente suas declarações. Ademais, lança a pecha de corrupção a todo sistema partidário quando diz a corrupção está impregnada em todos os partidos.

Um das estrelas do partido, o também senador Pedro Simon (RS), concorda com tudo o que foi dito por Jarbas, mas faz uma ressalva: "acontece o mesmo com os outros partidos, PT, PSDB, DEM, PPS e PTB. "

(*com informações da Agência Estado)

Leia mais sobre: Jarbas Vasconcelos

    Leia tudo sobre: jarbas vasconcelos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG