Após 47 dias, chuva dá trégua ao paulistano

Após 47 dias seguidos, a chuva deu uma trégua ao paulistano ao menos nesta segunda-feira. Durante o dia, as tempestades previstas para ocorrer no final da tarde em áreas isoladas na capital paulista não se confirmaram. Foi a primeira vez neste ano que os moradores da maior cidade do País passaram o dia todo sem enfrentar problemas com novos alagamentos, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura de São Paulo.

Matheus Pichonelli, iG São Paulo |

AE
Fim de tarde em São Paulo com tempo aberto e muito calor

Segundo Thomaz Garcia, técnico em meteorologia do centro, porém, a "seca" não deve durar por muito tempo.

A chuva não é uma variável contínua. Se hoje não chover, no outro dia pode cair o mundo. Ela acumula. Um dia pode ocorrer um evento severo e em outros não ocorrer. É por isso que em poucos dias a média de precipitações do mês pode ser superada, explica.

O CGE registrou chuvas fortes, mas isoladas, apenas em algumas regiões do Estado durante o dia, principalmente na Serra da Mantiqueira, no Vale do Paraíba, e na divisa com Minas Gerais na segunda-feira.

A previsão para a segunda-feira era que áreas de instabilidade, seguidas de pancadas de chuva isoladas e rajadas de vento, ganhassem força com o calor de cerca de 32ºC durante a tarde.

Nos próximos dias as áreas de instabilidade gradativamente ganham força e aos poucos retornam as condições de temporais para a Grande São Paulo.

A situação, segundo Garcia, deve ser repetir até pelo menos o mês de abril.

No mês passado, a cidade de São Paulo teve o segundo janeiro mais chuvoso da história. O novo índice, 480,5 mm, ficou 0,9 mm abaixo do registrado em janeiro de 1947 pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ¿ que começou as medições em 1943.

O total de chuva foi quase o dobro do que chove normalmente em janeiro na cidade. A média normal para o mês é de 258 milímetros (cada milímetro equivale a um litro de água por metro quadrado).

Saiba mais sobre: chuvas

    Leia tudo sobre: chuvas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG