Apoiadores de d. Helder comemoram nomeação de bispo

A nomeação feita hoje pelo Vaticano do bispo de Sobral, Dom Fernando Saburido, para substituir d. José Cardoso Sobrinho na Arquidiocese de Olinda e Recife foi recebida com entusiasmo pelos que apoiavam a igreja progressista de d.

Agência Estado |

Helder Câmara, conhecido como "Dom da Paz". Considerado conservador e alvo de muita polêmica, d. José foi alvo de controvérsia ao anunciar, em março, a excomunhão dos médicos que fizeram o aborto de uma criança de nove anos grávida do padrasto, que a violentava. D. Saburido, de 62 anos, assumirá o cargo no dia 16 de agosto.

Segundo a diretora do Instituto Dom Helder Câmara (IDHEC), Elizabeth Barbosa, d. Saburido antecipou a ela a sua missão de "reconstruir a unidade da Igreja". Em carta a d. José, que o consagrou bispo em 2000, ele destacou "a graça especial e feliz coincidência de estar sendo chamado para Olinda e Recife no mesmo ano do centenário de nascimento do carismático Dom Helder Câmara". Ele também agradeceu a d. Helder, que o ordenou padre em 1978, e defendeu "uma igreja de comunhão e de participação voltada para os pobres".

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG