Os apaixonados pelo futebol ganharam um festival. E não é qualquer festival: pretende ser o maior da América Latina.

De quinta-feira (dia 15) até domingo (dia 18), São Paulo abrigará o Universo Futebol, um evento destinado a oferecer ao público todas as manifestações culturais relacionadas a esse esporte. O local escolhido para receber o espetáculo, já que o assunto é cultura e a ideia se propõe grandiosa, foi o Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, na zona sul da cidade. O ingresso vai custar R$ 15 e dará acesso a todas as áreas do complexo. No entanto, como há um número de cadeiras limitado em certos espaços, haverá distribuição de senhas minutos antes de alguns eventos.

O festival terá três eixos principais nos mais de oito mil metros quadrados do Pavilhão. Um deles visa a promover o debate sobre o futebol. Por isso, quinta, sexta e sábado, haverá palestras e mesas-redondas sobre os mais diversos temas, desde a profissionalização da gestão dos clubes e dos patrocínios, passando pela nova cara do jornalismo esportivo e pelo papel do comentarista até as oportunidades para a Copa de 2014, que será realizada no País. Nomes da crônica esportiva estarão presentes, como Milton Leite, Mauro Beting, Milton Neves, os ex-jogadores Neto e Zetti, entre outros.

Um segundo eixo focará a arte e a cultura do futebol. Haverá exposição de fotos, como a Pelé 70, com imagens da carreira do Rei do Futebol, e o Espaço Mário Américo, com fotos do massagista da seleção brasileira desde a década de 50 até a Copa de 74. Já na Universo Rádio José Silvério será possível ouvir dez gols narrados pelo consagrado locutor.

"Vamos ter um almanaque gigante do futebol, que trará as principais seleções de todos os tempos, com fotos, capas de jornal da época e até objetos relacionados a essas seleções. Teremos também uma sala de cinema para transmissão de filmes relacionados a esse esporte", afirma Eduardo Rodrigues, gestor de conteúdo do festival e publisher da revista Invicto, da Editora Esfera, idealizadora do projeto. "Haverá ainda um espaço em que grafiteiros convidados vão confeccionar, durante os quatro dias do festival, um painel sobre a temática do futebol", completa.

O evento vai buscar a máxima interação com o público. Duas quadras de futebol society serão montadas durante os quatro dias do evento com atividades diversas, como a prática de chute a gol, treinamento do goleiro, controle de bola e dribles. Haverá um grande "game zone", que terá desde futebol de botão até Xbox. Além disso, uma arena inflável será palco para equipes se enfrentarem na batalha do pebolim humano.

Apresentação

O Universo Futebol contará com apresentação de "freestyle", também conhecido como "street style". Nessa variante do futebol, o atleta faz uma performance realizando "truques" com a bola em qualquer parte do corpo, o que requer habilidade, concentração e criatividade. O "freestyle" ganhou projeção com campanhas globais de propaganda e também na mídia digital. O brasileiro Ronaldinho Gaúcho é um dos ícones desse estilo.

Além disso, em 2008, São Paulo foi palco da primeira edição internacional do Red Bull Street Style, no Complexo Esportivo do Pacaembu. Freestylers de mais de 50 países competiram em busca do jogador mais habilidoso do mundo. Na ocasião, o francês Arnaud Sean Garnier se tornou campeão. O Brasil ficou em terceiro lugar, com Murilo Pitol.

Outras atrações do festival estarão nas áreas especiais, como a Universo TV, que vai retratar a evolução da transmissão esportiva traçando um paralelo com a evolução dos aparelhos eletrônicos. Assim, jogos da década de 70, por exemplo, serão veiculados dentro de uma sala decorada como se fosse daquela época.

Carência

A ideia para realizar o festival se deu por meio da percepção da carência desse tipo de evento no Brasil, de acordo com Rodrigues. "A gente queria um festival que misturasse a seriedade do esporte com a máxima interação com o público." Segundo ele, a proximidade com a Copa do Mundo na África do Sul e também o fato de o País ser sede da Copa de 2014 ajudaram tanto em criar um ambiente e um clima propícios ao festival quanto na obtenção de patrocínio.

Serviço

Universo Futebol.
Dia 15, quinta-feira, das 12h às 21h.
Dia 16, sexta-feira, das 10h às 21h.
Sábado, dia 17, das 10h às 21h.
Domingo, dia 18, das 10h às 18h.
Onde: Pavilhão da Bienal do Ibirapuera - Avenida Pedro Álvares Cabral s/nº - Portão 3. Parque do Ibirapuera, em São Paulo.
Quanto: R$ 15,00

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.