Ghost e Dirty Dancing ; vote na enquete - Brasil - iG" /

Aos 57 anos, morre Patrick Swayze, astro de Ghost e Dirty Dancing ; vote na enquete

LOS ANGELES ¿ O ator Patrick Swayze, famoso pela atuação como um professor de dança em Dirty Dancing, nos anos 1980, morreu na segunda-feira aos 57 anos depois de uma longa luta contra um câncer no pâncreas.

Redação com agências |

AP

Patrick Swayze em foto do ano passado

Swayze, ator e dançarino que consolidou seu status ao contracenar com Demi Moore no romance "Ghost ¿ Do Outro Lado da Vida", em 1990, morreu em casa.

"Patrick Swayze morreu pacificamente hoje com a família a seu lado depois de enfrentar os desafios de sua doença nos últimos 20 meses", afirmou a agente Annett Wolf em comunicado.

Swayze foi diagnosticado com câncer pancreático em estágio 4, uma das formas mais mortais da doença, em janeiro de 2008, com um prognóstico de apenas 1% de permanecer vivo por mais de cinco anos. Ele afirmou na época que o câncer já havia se espalhado até o seu fígado.

Nascido em 1952, no Texas, o ator era filho do arquiteto Jesse Swayze e da coreógrafa Patsy Swayze, de quem herdou seu amor pela arte. Patrick seria, em princípio, um atleta, mas problemas no joelho o obrigaram a mudar de sonho.

Ingressou na escola de dança Harkness de Nova York e posteriormente na academia Joffrey da mesma cidade, onde se tornou o primeiro dançarino da companhia Elliot Feld. Antes de entrar no mundo do cinema, já tinha trabalhado em musicais como "Grease". Fez sua estréia no cinema em 1979, no musical "Skatetown, USA", antes de viver vários personagens em séries de TV.

AP

Patrick Swayze e sua esposa, Lisa Niemi, namorada da adolescência do ator

Comediante e dançarino, Swayze se tornou uma das maiores estrelas de Hollywood com o filme "Dirty Dancing", de 1987, que desafiou as expectativas do ramo ao se tornar um dos filmes mais vistos de todos os tempos.

"Dirty Dancing", que foi realizado com um orçamento modesto e quase foi descartado pelo estúdio, se tornou um grande sucesso de bilheteria, sendo indicado ao Globo de Ouro pelos dois atores e levando o Oscar pela canção "(I've Had) The Time of My Life". Swayze escreveu e interpretou uma das canções mais populares do filme: "She's like the wind".

AP

O ator no início da carreira, em 1985

Em 1990, "Ghost" foi um sucesso ainda maior do que "Dirty Dancing", arrecadando mais de 217 milhões de dólares nos Estados Unidos e 505 milhões de dólares pelo mundo. Em 1991, Swayze foi eleito o "Homem mais sexy" do planeta pela revista People.

Tanto "Ghost" quanto "Dirty Dancing" lhe renderam indicações ao Globo de Ouro, assim como sua atuação travestido em "Para Wong Foo, Obrigada por Tudo" (1995), mas não ganhou nenhuma vez.

Em 1991, filmou "Caçadores de Emoção" ("Point Break"), com Keanu Reeves, no filme de ação com surfistas e ladrões. Entre os anos 1990 e 2000, Swayze teve algumas atuações que foram bem recebidas pela crítica, como "Donnie Darko", ao lado de Jake e Maggie Gyllenhaal (2001), mas suas oportunidades no cinema foram diminuindo drasticamente. Durante a febre dos remakes, Swayze teve um papel menor em "Dirty Dancing 2", um grande fracasso de bilheteria.

Swayze se casou com a namorada da adolescência Lisa Niemi, em 1975, que se manteve ao seu lado até a morte, algo muito incomum em Hollywood. Atriz e coreógrafa, Lisa conheceu Swayze nas aulas de dança que a mãe do ator dava no Texas. O casal não teve filhos.

AP

Demi Moore e Patrick Swayze em cena do sucesso "Ghost - Do Outro Lado da Vida"

Depois de descobrir o câncer, Swayze optou por combater a doença e foi tratado com drogas experimentais. O ator surpreendeu Hollywood ao rodar uma nova série de detetives para a televisão chamada "The Beast", no qual interpreta o papel principal. A série foi ao ar no início deste ano.

"Iniciei uma nova quimioterapia e, mais uma vez, sou um dos sortudos com câncer de pâncreas que responde bem ao tratamento", disse o ator certa vez, ao desmentir uma das muitas notícias sobre sua morte.

O ator tinha se convertido ao budismo e vivia cercado de animais em um rancho nos arredores de Los Angeles, onde possuía uma academia e um estúdio de gravação onde compunha suas próprias músicas. Seus últimos trabalhos para o cinema foram "Powder Blue" (2009) e "Christmas in Wonderland" (2007).

Participe da enquete:

Qual é o melhor filme estrelado pelo ator Patrick Swayze?
Dirty Dancing - Ritmo Quente

Matador de Aluguel

Crepúsculo de Aço

Ghost - do Outro Lado da Vida

Caçadores de Emoção

Para Wong Foo, Obrigada Por Tudo! Julie Newmar

Donnie Darko

A Última Dança

Dirty Dancing 2



A consulta é realizada somente entre internautas e não tem valor de amostragem científica

Leia mais sobre: Patrick Swayze

    Leia tudo sobre: patrick swayze

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG