Anvisa propõe texto de advertência para embalagem de ovo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve publicar segunda-feira Consulta Pública que propõe a modificação da rotulagem das embalagens de ovos. O órgão pretende alertar sobre o perigo do consumo deste alimento cru ou mal cozido, como a contaminação causada pela bactéria salmonela.

Agência Estado |

Essa bactéria é muito comum na casca ou no interior de ovos crus.

A partir da publicação no Diário Oficial, críticas e sugestões sobre o texto das duas advertências podem ser enviadas para agência. "O consumo deste alimento cru ou mal cozido pode causar danos à saúde" e "Mantenha os ovos preferencialmente refrigerados". Se aprovado, as novas regras poderão entrar em vigor no próximo ano.

Entre os alimentos feitos a partir de ovo cru estão gemada, ovo mole, glacê e musse. De acordo com a Anvisa, no ano passado foram notificadas ao órgão 3.700 intoxicações alimentares. Desse total, 1.200 foram provocadas por salmonela, sendo que 600 ocorreram dentro da casa do próprio doente. Dentre os principais sintomas apresentados pelo indivíduo contaminado pela salmonela estão diarréia, dificuldade de digestão, ânsia de vômito e febre.

AE

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG