Anvisa autoriza uso de toxina botulínica para tratar bexiga hiperativa

Aprovada há cerca de um mês pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), uma nova técnica pode aumentar a qualidade de vida de pessoas que sofrem de bexiga hiperativa, um problema que prejudica - e muito - o convívio social de quem sofre desse mal. A arma é uma velha conhecida, em moda em diversos círculos: a toxina botulínica, popularizada pela marca registrada Botox.

Agência Estado |

O problema da bexiga hiperativa faz com que a pessoa tenha de ir ao banheiro com mais frequência que a normal - isso quando o portador da deficiência não consegue segurar a vontade. A toxina, que possui a propriedade de paralisar parcial ou totalmente os músculos, atua diminuindo a atividade da bexiga e, assim, impedindo uma contração involuntária do órgão.

A técnica foi criada por uma médica suíça há cerca de cinco anos e, pouco tempo depois, começou a ser utilizada, em caráter experimental, por alguns médicos brasileiros. Um deles é o urologista do Núcleo Avançado de Urologia do Hospital Sírio Libanês de São Paulo, Flávio Trigo Rocha. Ele conta ter aplicado a toxina em cerca de 50 pacientes. “Cerca de 80% dos que não tiveram sucesso em outros tratamentos responderam bem à toxina botulínica”, afirma o urologista.

De acordo com Rocha, o custo do tratamento pode chegar a R$ 10 mil. O peço inclui o serviço hospitalar, as ampolas e o trabalho do médico. Agora, com a aprovação da Anvisa, os pacientes poderão utilizar os planos de saúde, garante o urologista. Embora não haja estatísticas precisas no Brasil, o médico do Sírio Libanês, baseado em dados dos Estados Unidos, estima que 8 milhões de pessoas sofram de bexiga hiperativa por aqui. “Nos EUA, são 17 milhões de pacientes.” Desses 8 milhões de brasileiros, metade não responde aos tratamentos convencionais e 30% estão no ponto de não conseguir chegar a tempo ao banheiro. As informações são do Jornal da Tarde .

AE

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG