Anvisa apreende agrotóxicos suspeitos de adulteração

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária interditou 1 milhão de litros de agrotóxicos com suspeita de adulteração em Belford Roxo (RJ). A fiscalização, realizada pela Anvisa com apoio da Polícia Federal ao longo de toda semana passada na empresa Bayer, identificou a produção de agrotóxicos com formulação adulterada, sem autorização dos órgãos competentes.

Agência Estado |

Segundo a Anvisa, foram encontradas irregularidades em 12 agrotóxicos. O caso mais grave identificado foi a importação do ingrediente ativo do agrotóxico Procloraz e a produção do agrotóxico comercial Sportak 450 EC, sem controle obrigatório de impurezas toxicologicamente relevantes. A falta desse controle pode causar câncer nos trabalhadores expostos ao agrotóxico e na população que ingere alimentos contaminados com tais produtos, diz a Anvisa.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária comunicou que a interdição é valida por 90 dias, prazo em que os produtos não poderão ser produzidos nem comercializados. Caso sejam comprovadas as irregularidades, a empresa poderá pagar multa de até R$ 1,5 milhão por irregularidade.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG