Antes de viajar, consulta o site da Anvisa para proteger sua saúde

Antes de viajar, consulta o site da Anvisa para proteger sua saúde Por Adriana Bifulco São Paulo, 03 (AE) - Você vai viajar para outro Estado ou País e tem receio de ser vítima de uma epidemia local? Para evitar que as pessoas sofram surpresas desagradáveis e possam desfrutar de uma viagem saudável, o Sistema de Informações de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados (Sispafra) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) criou um banco de dados que pode ser acessado para fornecer todas as informações necessárias do local de destino. Trata-se do www.

Agência Estado |

Anvisa.gov.br/viajante.

Em apenas dez minutos, os viajantes brasileiros poderão obter informações sobre as medidas preventivas de saúde e exigências sanitárias da região.

"Na primeira visita a pessoa faz o pré-cadastro, registra seu login e senha e recebe orientações sobre alimentos, uso de repelentes e protetor solar, além de recomendação, se houver necessidade, das vacinas que deverá tomar antes de chegar ao local", avisa Karla Baeta, gerente de Orientação e Controle Sanitário de Viajantes da Anvisa. Por isso, é aconselhável, fazer o cadastramento com pelo menos um mês de antecedência.

O Sispafra realiza também o gerenciamento da emissão de Certificados Internacionais de Vacinação e Profilaxia (CIVP). "Com esse sistema, a Anvisa está oferecendo uma orientação adequada para que o viajante busque as ações preventivas necessárias para a manutenção da própria saúde e da saúde coletiva", garante Karla.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG