ANS padroniza informações de procedimentos de planos de saúde

Os clientes de planos de saúde vão ganhar mais rapidez na aprovação de procedimentos cirúrgicos e na liberação de autorizações para exames médicos. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) vai unificar os nomes, códigos dos pedidos dos procedimentos médicos e modelos das guias a serem preenchidos pelos prestadores de serviços no momento de cobrar o valor das consultas, exames e demais operações.

Agência Estado |

A Tabela Unificada de Informações em Saúde Suplementar (TUISS), que entra em vigor em 1º de abril, foi implementada pela Instrução Normativa 34, publicada na edição de sábado do Diário Oficial da União . Segundo Jussara Rötzsch, diretora de Saúde Suplementar da ANS, médicos e laboratórios terão seis meses para se adaptar aos novos códigos e nomes a partir do início do prazo de vigência.

Na opinião da executiva, a padronização vai beneficiar os consumidores porque deve tornar mais ágil o atendimento aos beneficiários. A diretora explica que atualmente cada operadora tem seus formulários de autorização e códigos de procedimentos. “Um hospital ou laboratório conveniado com uma centena operadoras terá 100 maneiras distintas de preencher as guias.”

Ela acrescenta que isso cria dificuldades que levam ao retardamento das autorizações por problemas nas informações relatadas nos pedidos. “Isso reflete diretamente nos prazos de atendimento”, afirma. Ainda de acordo com Jussara Rötzsch, a unificação dos códigos e nomes dos procedimentos vai permitir que a ANS compare os valores de cada operadora, além de avaliar o desempenho de cada empresa. As informações são do Jornal da Tarde .

AE

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG