Ano da França no Brasil aproximará mais os países, diz Governo francês

Paris, 20 abr (EFE).- O Ano da França no Brasil, que será inaugurado amanhã no Rio de Janeiro, servirá para aproximar ainda mais dois países que são igualmente parceiros, destacou hoje o Ministério de Assuntos Exteriores francês.

EFE |

"Estes encontros serão a ocasião para aproximar ainda mais dois países que compartilham os mesmos valores democráticos e sociais, a mesma ambição de construir um mundo mais justo, mais aberto e preocupado com o respeito à diversidade cultural", destacou um porta-voz do ministério francês.

A ministra da Cultura francesa, Christine Albanel, foi ao Rio de Janeiro para participar, junto com o ministro da Cultura brasileiro, Juca Ferreira, no espetáculo de lançamento do Ano da França no Brasil na Lagoa Rodrigo de Freitas.

Esse espetáculo marcará a "largada" de um amplo programa que acontecerá nas principais regiões brasileiras e cujos pontos fortes serão o patrimônio, a moda, o cinema, a arte contemporânea, o teatro, o circo, a música clássica e popular, os livros e a literatura.

Também inclui uma dimensão científica - em particular nas ciências humanas e sociais, ciências exatas, desenvolvimento sustentável e saúde -, assim como um conteúdo econômico, com projetos de inovação, design, energia, desenvolvimento sustentável e transportes.

O Governo francês indicou que o Ano da França no Brasil é uma oportunidade para apresentar no país latino-americano o "'know-how' francês" em todos os campos, e permite "uma cooperação exemplar, ao associar responsáveis políticos aos meios econômicos, artistas, intelectuais e meios de comunicação dos dois países".

O chefe de Estado francês, Nicolas Sarkozy, fará uma visita ao Brasil em 7 de setembro, a convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, segundo os termos do anúncio feito pelo primeiro no último dia 1º, servirá para "reforçar" a "aliança estratégica entre os dois países".

Lula e Sarkozy tinham impulsionado esta iniciativa cultural durante uma visita que o segundo fez ao Brasil em dezembro do ano passado. Em 2005, houve o Ano do Brasil na França. EFE ac/an

    Leia tudo sobre: francafrança

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG