licitação para 20 de abril. A construção da http://ultimosegundo.ig.com.br/perspectivas2010/2010/01/05/pais+vai+finalmente+construir+a+terceira+maior+hidreletrica+do+mundo++9256348.htmlterceira maior hidrelétrica do mundo foi antecipada em janeiro pelo iG. " / licitação para 20 de abril. A construção da http://ultimosegundo.ig.com.br/perspectivas2010/2010/01/05/pais+vai+finalmente+construir+a+terceira+maior+hidreletrica+do+mundo++9256348.htmlterceira maior hidrelétrica do mundo foi antecipada em janeiro pelo iG. " /

Aneel aprova edital de Belo Monte

Por unanimidade, os diretores da Agência Nacional de Energia Elétrica aprovaram na tarde da quinta-feira o edital do leilão para as obras da usina hidrelétrica de Belo Monte, que será construída no rio Xingu (PA). A aprovação já era esperada, uma vez que o Ministério de Minas e Energia saiu na frente e publicou no Diário Oficial da União de hoje portaria marcando a http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2010/03/18/governo+marca+leilao+de+belo+monte+para+20+de+abril++9432327.htmllicitação para 20 de abril. A construção da http://ultimosegundo.ig.com.br/perspectivas2010/2010/01/05/pais+vai+finalmente+construir+a+terceira+maior+hidreletrica+do+mundo++9256348.htmlterceira maior hidrelétrica do mundo foi antecipada em janeiro pelo iG.

Gustavo Gantois, iG Brasília |

Pelo edital, os fornecedores e construtores poderão ter no máximo 40% de participação no consórcio que disputará o leilão e 20% na sociedade de propósito específico (SPE) dona do empreendimento. O edital não deixa claro como será a participação das empresas da Eletrobrás na concorrência. Segundo o diretor Romeu Rufino, porém, sócios estratégicos, como estatais, podem ingressar no consórcio vencedor, a partir de aprovação prévia da Aneel.

A principal sugestão acatada na reunião extraordinária, que durou cerca de uma hora, foi em relação ao valor da garantia de fiel cumprimento para a construção da usina. O índice estipulado na minuta do edital, de 7,5% do valor total do investimento declarado pelo consórcio vencedor, caiu para 5,5%. Outras sete sugestões foram aceitas integralmente e seis parcialmente.

A usina de Belo Monte já possui licença prévia emitida pelo IBAMA, como adiantou o iG, e conta com aprovação pelo Tribunal de Contas da União sobre os custos previstos de R$ 19,6 bilhões. O preço-teto para a concorrência será de R$ 83 megawatts/hora.

Leia mais sobre: Belo Monte

    Leia tudo sobre: belo monte

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG