Andradina-SP já tem 52 contaminados por micobactérias

Subiu para 52 o número de pessoas contaminadas por micobactérias na cidade de Andradina, a 640 km de São Paulo. A Secretaria de Saúde do município confirmou que mais 17 pessoas procuraram os serviços de saúde para informar sobre o surgimento de nódulos nos braços em que receberam vacinas no ano passado.

Agência Estado |

Até o início de março, 35 pessoas, incluindo duas crianças de colo, eram submetidas a tratamento com antibióticos para cicatrização das feridas, mas com a divulgação do caso pela imprensa, outras vítimas da infecção apareceram nas duas últimas semanas.

De acordo com o secretário de Saúde de Andradina, Farid Haddad, dos 52 casos, 15 recebem maiores cuidados devido ao estágio da infecção, mas todas as vítimas passam por tratamento com o antibiótico Claritromicina para auxiliar na cicatrização das feridas, que recebem curativos todos os dias. Essas 15 vítimas, segundo o secretário, são as que passaram por cirurgias plásticas no dia 14 de março para ajudar no processo de cicatrização.

Segundo Haddad, apesar do surgimento de mais vítimas, a situação "está sob controle". "É até bom que surjam mais vítimas para que o município possa dar um tratamento a contento", disse. Porém, com os novos casos, as autoridades de saúde do município descobriram que, ao contrário do se pensava, a contaminação não ocorreu somente em pessoas que receberam vacinação nos últimos meses de 2008. "Temos casos aqui de pessoas que foram vacinadas em abril", disse. "No entanto, esses novos casos são de pessoas que estão com as feridas já em estágio final de cicatrização, por isso, não nos incomoda tanto", acrescentou.

As vítimas atingidas são pessoas que tomaram vários tipos de vacina no Posto Central de Saúde do município em 2008. Até agora, segundo Haddad, não se descobriu a forma de contágio das micobactérias. A suspeita é que a contaminação tenha ocorrido pelo uso de sabonete líquido usado para limpar os braços após a vacinação. "Todos os exames foram feitos e deram negativo, com exceção dos feitos no sabonete e na água usada, cujos resultados ainda não saíram", explicou.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG