Anac quer esclarecimentos da TAM sobre falha em sistema de check-in

Emissão de bilhetes da companhia foi realizada manualmente durante toda a manhã. Reunião com diretoria da companhia está marcada para a próxima segunda-feira (5)

iG São Paulo |

Renato Silva Cerqueira / Futura Press / AE
Passageiros formavam filas no saguão do terminal de Congonhas, em São Paulo
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vai pedir esclarecimentos à diretoria da companhia aérea TAM a respeito dos problemas apresentados, durante a manhã de hoje, no sistema de check-in eletrônico da empresa nos principais aeroportos do País. Uma reunião está marcada para a próxima segunda-feira (5). 

Ocorreu uma pane no link de conexão da Sita , empresa de tecnologia que presta serviços para a companhia, com o sistema de check-in da TAM, o que impediu a impressão dos cartões de embarque e das etiquetas das bagagens, que foi feita manualmente desde o começo da manhã até 11h20.

Em nota divulgada no fim da manhã, a Anac afirma que reforçou suas equipes nos principais aeroportos para verificar a prestação de assistência pela TAM aos passageiros, podendo determinar a suspensão da comercialização de passagens da companhia para evitar mais transtornos aos passageiros. 

Entenda o caso: Sistema de check-in da TAM volta, mas voos seguem atrasados

De acordo com a nota, o órgão vai instaurar processo administrativo para apurar os fatos, que poderá culminar na aplicação de penalidades. As filas no setor de check-in da empresa já diminuem nos principais aeroportos do País, mas ainda os atrasos estão acima do normal. 

Outro lado

Em nota, a TAM informou que ocorreu um problema "no link de conexão da SITA com o sistema de check-in da companhia" e que "o preenchimento manual está causando filas nas posições de atendimento em parte dos aeroportos".

Segundo a companhia, o serviço de check-in online continua funcionando normalmente, por isso a TAM orienta os passageiros a realizarem o procedimento pelo site da empresa. A companhia disse ainda que presta toda a assistência aos clientes e "lamenta os inconvenientes causados pela situação".

AE
Emissão de bilhetes foi feita manualmente nos guichês de atendimento da companhia

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