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Emissão de bilhetes da companhia foi realizada manualmente durante toda a manhã. Reunião com diretoria da companhia está marcada para a próxima segunda-feira (5)

Passageiros formavam filas no saguão do terminal de Congonhas, em São Paulo
Renato Silva Cerqueira / Futura Press / AE
Passageiros formavam filas no saguão do terminal de Congonhas, em São Paulo
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vai pedir esclarecimentos à diretoria da companhia aérea TAM a respeito dos problemas apresentados, durante a manhã de hoje, no sistema de check-in eletrônico da empresa nos principais aeroportos do País. Uma reunião está marcada para a próxima segunda-feira (5). 

Ocorreu uma pane no link de conexão da Sita , empresa de tecnologia que presta serviços para a companhia, com o sistema de check-in da TAM, o que impediu a impressão dos cartões de embarque e das etiquetas das bagagens, que foi feita manualmente desde o começo da manhã até 11h20.

Em nota divulgada no fim da manhã, a Anac afirma que reforçou suas equipes nos principais aeroportos para verificar a prestação de assistência pela TAM aos passageiros, podendo determinar a suspensão da comercialização de passagens da companhia para evitar mais transtornos aos passageiros. 

Entenda o caso: Sistema de check-in da TAM volta, mas voos seguem atrasados

De acordo com a nota, o órgão vai instaurar processo administrativo para apurar os fatos, que poderá culminar na aplicação de penalidades. As filas no setor de check-in da empresa já diminuem nos principais aeroportos do País, mas ainda os atrasos estão acima do normal. 

Outro lado

Em nota, a TAM informou que ocorreu um problema "no link de conexão da SITA com o sistema de check-in da companhia" e que "o preenchimento manual está causando filas nas posições de atendimento em parte dos aeroportos".

Segundo a companhia, o serviço de check-in online continua funcionando normalmente, por isso a TAM orienta os passageiros a realizarem o procedimento pelo site da empresa. A companhia disse ainda que presta toda a assistência aos clientes e "lamenta os inconvenientes causados pela situação".

Emissão de bilhetes foi feita manualmente nos guichês de atendimento da companhia
AE
Emissão de bilhetes foi feita manualmente nos guichês de atendimento da companhia

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