Anac: índice de atrasos cai para 8,6% em fevereiro

O mês de fevereiro registrou o menor índice de atrasos para os passageiros de voos regulares no Brasil nos últimos 21 meses, de 8,6%. É o menor porcentual desde que os dados começaram a ser computados, em maio de 2007.

Agência Estado |

Neste período, o melhor desempenho havia sido registrado em setembro de 2008, quando 10,5% dos voos saíram fora do horário. Os dados são acompanhados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a partir de informações computadas pela Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) nos 67 aeroportos administrados pela estatal.

O indicador considera atrasos superiores a 30 minutos do horário previsto para a partida. Se considerados os atrasos acima de 60 minutos, o índice também foi recorde de baixa: 2,9% em fevereiro deste ano, quando o menor resultado registrado até hoje havia sido 3,3%, em setembro do ano passado.

Os números abrangem as operações das quatro maiores companhias da aviação regular nacional - TAM, Gol/Varig, Webjet e OceanAir, que detêm 97,4% do mercado doméstico brasileiro. Em fevereiro do ano passado, os atrasos ocorreram em 18,7% das partidas.

A melhora na pontualidade ocorreu mesmo com 4,3 mil voos a mais na malha aérea nacional: foram 54.009 decolagens em fevereiro de 2009 ante 49.681 no mesmo mês de 2008. As quatro maiores companhias aéreas tiveram desempenho melhor em fevereiro do que nos meses anteriores.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG