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Anac dá ultimato para que Gol/Varig elimine atrasos

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) notificou a companhia aérea Gol/Varig para que ela melhore o atendimento nos aeroportos do Galeão (RJ), Brasília (DF) e Guarulhos (SP). A Anac informa ainda que convocou uma reunião com a empresa para sexta-feira, para analisar outras medidas, se os atrasos persistirem. http://ultimosegundo.ig.com.br/economia/2008/12/23/procon+notifica+a+gol+por+troca+de+passagens+sem+avisar+consumidor+3223211.htmlA Fundação Procon-SP também notificou a Gol nesta terça-feira.

Redação com Agência Estado |

 

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Em nota, o órgão ressalta que a análise dos problemas da Gol/Varig neste período de fim de ano poderá levar até mesmo ao cancelamento de vôos já autorizados para a companhia.

"Porém, durante os dias que antecedem o Natal e o Ano Novo, a agência irá preservar o direito do passageiro e manterá os vôos, cobrando mais eficiência da companhia para que os atrasos sejam reduzidos", afirma o órgão, na nota.

A agência adianta que já identificou que em Guarulhos a Gol/Varig já ocupou todas as posições de check-in e está aumentando as posições nos demais aeroportos, mas ressalta que o órgão intensificou a fiscalização nas filas de check-in da companhia, na prestação de informações ao usuário e na coordenação da malha aérea.

A Anac destaca que nesta terça-feira os índices de atrasos da empresa Gol/Varig ficaram acima da média nacional e influenciaram o índice nacional, de 26,4%, até às 17 horas. "A Gol/Varig responde por quase 40% dos vôos no Brasil", ressaltou a Anac.

A Anac destaca também que, até às 17 horas desta terça-feira, a TAM teve um índice de atrasos de apenas 7,7%, inferior ao que vinha ocorrendo nos últimos meses. A Gol/Varig, por sua vez, registrou demora acima de 30 minutos em 49% das decolagens.

Apesar dos atrasos observados na Gol/Varig, o índice de atrasos no Brasil para o mês de dezembro, observou a agência, é 29% inferior ao de dezembro de 2007. O índice de cancelamentos de vôos nos primeiros quatro dias da Operação Feliz 2009 manteve-se na média do segundo semestre do ano, ficando em 2,7% - metade dos 5,6% registrados ao longo do mês de dezembro de 2007.

Problema para voar

Na seguda-feira, o iG relatou o problema da estudante Gabriela Cartaxo, que comprou passagens para Ilhéus para os dias 25 de dezembro e 2 de janeiro e foi avisada pela Gol, ontem e por e-mail, que as suas passagens haviam sido alteradas para 24 de dezembro e 8 de janeiro.

Em resposta à queixa de Gabriela, a Gol informou que alguns passageiros que compraram suas passagens antes do mês de outubro tiveram seus voos remarcados por causa da implementação da malha aérea integrada com a Varig.

 

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