Anac contabiliza 182 aeroportos com problemas em segurança

BRASÍLIA - O diretor de Infra-Estrutura Aeroportuária da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Alexandre Gomes Barros, revelou nesta quinta-feira que há 182 aeroportos com algum tipo de problema de insegurança no Brasil. Em março, quando foi divulgado o número de aeroportos que apresentam falhas nesta área, a Anac listou 175.

Regina Bandeira - Último Segundo/Santafé Idéias |

De acordo com a Anac, os problemas teriam sido resolvidos em 20 aeroportos daquela relação, embora outros 27 aeroportos tenham entrado na lista.

Gomes informou à Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados, para a qual foi convidado a explicar o estado dos aeroportos nacionais e o que tem sido feito para minimizar problemas, que 30 destes aeroportos têm problemas considerados inaceitáveis, mas, alegando questão de segurança, o diretor não indicou onde ficam estes aeroportos. 

Ele também disse que, do total, 60 aeroportos com algum tipo de insegurança estão no Sul; 46, no Norte; 28 estão localizados no Nordeste; 26, no Sudeste; e 15, no Centro-Oeste. De acordo com o diretor, 62% destes aeroportos são de pequeno porte, enquanto 38% recebem vôos da aviação comercial. 

Ele informou ainda que 75% deles estão sob cuidados dos municípios e Estados; 5%, da Infraero; e 10% são administrados por outros atores, como empresas privadas. Entre os problemas estão a falta de raio-x e pistas com presença de animais, com buracos ou mal sinalizadas. A diretora do departamento de Infra-Estrutura Aeroportuária Civil do Ministério da Defesa, Fabiana Todesco, também participar da audiência pública.

Leia mais sobre: Anac - aeroportos

    Leia tudo sobre: aeroportos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG