juntos, podemos mais - Brasil - iG" /

Amorim diz a líderes que juntos, podemos mais

O slogan eleitoral o Brasil pode mais chegou à política externa brasileira. Ao encerrar um discurso no fim da IV Cúpula do IBAS, que reúne chefes de Estado e governo do Brasil, Índia e África do Sul, o ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, fez menção ao mote.

Agência Estado |

"Juntos, podemos fazer mais", disse o chanceler.

Neste início de campanha presidencial, o slogan já foi usado pelo pré-candidato do PSDB, José Serra, e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nos discursos feitos hoje em reuniões com líderes de outros países, Lula, no entanto, não fez menção ao mote. Num discurso nesta noite, ele lembrou que era sua despedida do IBAS já que o próximo encontro do grupo só ocorrerá em 2011 na África do Sul, quando ele já não será mais presidente. "Pessoalmente, eu me despeço do IBAS e faço com o sentimento do dever cumprido", disse.

Lula disse que o maior desafio do Brasil, África do Sul e Índia no cenário internacional agora é destravar a rodada comercial de Doha para "corrigir a anomalia" que, segundo ele, ainda afeta o comércio internacional.

O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, e o primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, ressaltaram em discursos o fortalecimento do grupo e o aumento dos intercâmbios entre os países nas áreas de comércio, indústria, ciência e educação.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG