Americano ganha World Press Photo 2008 com imagens sobre a crise

O americano Anthony Suau ganhou o prêmio World Press Photo 2008 com uma imagem sobre a crise dos subprimes, do mercado hipotecário nos Estados Unidos, anunciaram nesta sexta-feira em Amsterdã os organizadores do concurso, no qual a AFP também obteve destaque.

AFP |

As fotos feitas por Anthony Suau, em branco e preto, foram tiradas em março de 2008 e publicadas na revista americana Time.

Numa delas, a polícia aponta com um revólver para uma porta para se assegurar de que a casa está vazia, em meio a objetos espalhados pelo chão abandonados pelos proprietários, antes de deixá-la por não poder pagar a hipoteca.

"A força desta fotografia está nos contrastes. Parece uma foto de guerra mas trata da expulsão dos ocupantes de uma casa", declarou a presidente do júri, MaryAnne Golon.

Anthony Suau receberá o prêmio, acompanhado de 10.000 euros, durante uma cerimônia em Amsterdã, no dia 3 de maio.

Ao todo, 5.508 profissionais participaram com 96.268 fotografias, e a Agência France-Presse (AFP), venceu três prêmios.

O argentino Walter Astrada, da AFP, levou o primeiro prêmio na categoria Imagens de Notícias por uma reportagem sobre a onda de violência pós-eleitoral no Quênia, em janeiro de 2008.

O francês Olivier Laban Mattei ficou com o terceiro prêmio na categoria Informação Geral, por uma foto sobre os danos causados pelo ciclone que devastou Mianmar, em maio de 2008.

O japonês Chiba Yasuyoshi, da mesma agência, venceu na categoria Pessoas, com uma imagem feita em março de 2008 no Quênia, na qual membros de duas tribos lutam armados com arcos e flechas.

O mexicano Carlos Cazaris, por sua vez, ficou com o primeiro prêmio na categoria Assuntos Contemporâneos, com a fotografia de um mendigo em São Paulo.

A todo, 64 fotógrafos de 27 nacionalidades foram premiados pelo júri na edição 2008, em dez categorias.

mlm/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG