AMB publicará lista de candidatos que sejam réus

O presidente da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), Mozart Valadares Pires, afirmou nesta quarta-feira que a entidade publicará em seu site na internet a lista de candidatos às eleições deste ano que respondem a processos na Justiça. Eu não consigo enxergar como a democracia pode sobreviver sem informações, disse o presidente da associação.

Agência Estado |

"Esse é um trabalho que a magistratura vai fornecer à sociedade", acrescentou. Ele ressaltou, porém, que a AMB terá cuidado para não favorecer ou prejudicar qualquer dos candidatos. As informações, que ainda precisarão ser juntadas, serão também repassadas para os juízes eleitorais, que poderão, nas seções eleitorais em que trabalham, divulgar esses dados.

A divulgação pela AMB tenta suprir as dificuldades técnicas que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encontra para publicar essas informações. O presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Britto, adiantou que dificilmente o tribunal terá como disponibilizar essa listagem para as eleições deste ano. Ele argumentou que a digitalização dos documentos encaminhados à Justiça Eleitoral e que mostram a vida pregressa dos candidatos pode gerar erros e prejudicar indevidamente os políticos.

"O TSE quer viabilizar esse acesso do jeito mais fácil possível. Estamos encontrando dificuldade de ordem técnica", explicou. Por prudência, concluiu o ministro, a Justiça Eleitoral não disponibilizaria essas informações agora, mas exigiria dos partidos nas próximas eleições que os documentos dos candidatos sejam encaminhados à Justiça Eleitoral por meio eletrônico, o que facilitaria a publicação desses dados.

    Leia tudo sobre: amb

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG