Amazônia perde 247,6 km² de floresta em 2 meses

A Amazônia brasileira perdeu 247,6 quilômetros quadrados de vegetação entre outubro e novembro do ano passado, diz um estudo divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

EFE |

Segundo o Inpe, o desmatamento na Amazônia chegou a 175,5 quilômetros quadrados em outubro e 72,1 quilômetros quadrados em novembro.

O instituto não apresentou números sobre o desmatamento em dezembro ao alegar que "a intensidade de nuvens na região amazônica não permitiu a observação por satélites no período", diz uma nota postada em seu site.

Em 2008, o Inpe registrou desmatamento de 541 quilômetros quadrados de floresta na Amazônia em outubro e 355 quilômetros quadrados no mês seguinte.

No entanto, o instituto faz a ressalva de que, devido à variação na cobertura de nuvens entre um mês e outro e também devido à resolução dos satélites, "os dados (...) não representam uma avaliação fiel do desmatamento mensal da Amazônia". Pela mesma razão, o Inpe não recomenda "a comparação entre dados de diferentes meses e anos".

A redução do ritmo de desmatamento na Amazônia é uma das prioridades do Governo brasileiro e foi apresentada como um de seus objetivos durante a cúpula sobre mudança climática realizada em Copenhague no final do ano passado.

Na cúpula, o Brasil anunciou a meta de reduzir a taxa de desmatamento na Amazônia em 80% até 2020.

Leia mais sobre Amazônia

    Leia tudo sobre: amazonia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG