Reitor da UnB decide se afastar do cargo, mas estudantes mantêm ocupação" / Reitor da UnB decide se afastar do cargo, mas estudantes mantêm ocupação" /

Alunos, servidores e professores querem saída de toda diretoria da UnB

BRASÍLIA - Depois de quase cinco horas de duração, a assembléia da Associação dos Docentes da UnB (ADUnB) decidiu pelo afastamento do reitor Timothy Mulholland, do vice-reitor, Edgar Nabuo Mamiya, e dos cinco decanos: Administração e Finanças, Extensão; Ensino; Pesquisa e Pós-Graduação; e Assuntos Comunitários. http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2008/04/10/reitor_da_unb_decide_se_afastar_ate_conclusao_de_investigacoes_1266292.html target=_blankReitor da UnB decide se afastar do cargo, mas estudantes mantêm ocupação

Regina Bandeira - Último Segundo/Santafé Idéias |

Estudantes fazem assembléia/ Foto AgBr
Também houve assembléia dos servidores da UnB, em que foi decidido pelo apoio à saída de toda a administração. Ontem, um grupo contrário ao afastamento chegou a fazer manifestação contra a ocupação da reitoria pelos estudantes. Porém, hoje, a a maioria optou por se unir a alunos e professores que defendem eleições paritárias em todos os conselhos e a gestão paritária da universidade.

As decisões aumentam as chances de amanhã, na reunião do Conselho Universitário (Consuni), ser decido pela saída definitiva do grupo. Por ser formado por chefes de departamentos, o Consuni é considerado por professores e alunos um órgão conservador e que, portanto, tendem a optar pela manutenção do Timothy.

Porém, a estratégia é aumentar a pressão política na instituição para forçá-los a acatar as decisões das assembléias. Na paralisação de amanhã, deve ocorrer panfletagem e atos a favor da saída de Timothy e demais dirigentes.

Mudanças nas fundações

A perspectiva de alteração na diretoria da universidade anima o chefe do departamento de filosofia da UnB, Rodrigo Dantas. Porém ele destaca que é preciso também mudanças na diretoria das fundações de apoio. Segundo ele, a atual gestão tem muita participação nestas entidades.

Leia também:

Leia mais sobre: UnB

    Leia tudo sobre: unb

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG