PF dá prazo para desocupação da UnB http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2008/04/06/estudantes_continuam_no_predio_da_reitoria_da_unb_1260759.htmlEstudantes continuam no prédio da reitoria da UnB" / PF dá prazo para desocupação da UnB http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2008/04/06/estudantes_continuam_no_predio_da_reitoria_da_unb_1260759.htmlEstudantes continuam no prédio da reitoria da UnB" /

Alunos da UnB fazem assembléia para decidir se mantêm ocupação da reitoria

BRASÍLIA - Os estudantes da Universidade de Brasília (UnB) estão em assembléia para decidir sobre permanência ou não da ocupação da reitoria. Segundo levantamento dos estudantes, 950 jovens foram credenciados para participar da votação. O pátio da reitoria está completamente tomado pelos alunos, que fazem muito barulho e gritam palavras de ordem como ¿Ocupa, ocupa, ocupa e resiste!¿, ¿Fora fundações parasitas!¿ e ¿Thimoty, você vai ver! Estudantes defendendo a UnB!¿. http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2008/04/06/pf_da_prazo_para_desocupacao_da_unb_1260763.htmlPF dá prazo para desocupação da UnB http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2008/04/06/estudantes_continuam_no_predio_da_reitoria_da_unb_1260759.htmlEstudantes continuam no prédio da reitoria da UnB

Regina Bandeira - Último Segundo/Santafé Idéias |

No domingo, durante reunião dos líderes do movimento com a Polícia Federal, ficou acordado prazo até 15h de hoje para os alunos desocuparem a sala do reitor. Os estudantes, no entanto, mostram-se irredutíveis quanto à ocupação, enquanto o reitor Thimoty Mulholland e o vice-reitor não renunciarem. O motivo para a renúncia seria a aplicação irregular de recursos públicos na reforma de seu apartamento funcional. O repasse teria sido feito por meio da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec).

Reivindicações

Outros pontos estão na pauta de reivindicação dos estudantes. Um exemplo é que os bens adquiridos para o apartamento funcional do reitor sejam leiloados e os recursos, investidos na Casa do Estudante. Os universitários defendem também a convocação imediata de eleições diretas e paritárias para todos os cargos eletivos da universidade.

A UnB divulgou nota oficial em que diz estar de acordo com parte das investigações dos alunos, mas o termo de compromisso da instituição não contempla a saída do reitor e do vice, que é ponto de honra dos estudantes.

Todas as reivindicações materiais não têm tanta importância quanto à saída do reitor. Se o Thimoty estivesse em seu país de origem ele já teria desocupado o cargo, disse Daniel Gopbi, 21 anos, estudante de relações internacionais e um dos quatro líderes que têm negociado com a reitoria. Segundo o estudante, Thimoty nasceu na Califórnia, Estados Unidos.

Apesar do grande número de participantes, nem todos os alunos da universidade estão de acordo com a invasão. O Centro Acadêmico de Direito já se colocou contra a ocupação. Também há descontentes entre os alunos de Relações Institucionais. As pessoas vêem isso como baderna. Isso é um meio ilegal. Estamos fazendo a coisa errada, afirmou o Daniel Rebelo.

Os seguranças da universidade estão de prontidão e declararam que não têm permissão para deixar ninguém subir para o segundo andar da reitoria.

Leia mais sobre a ocupação da reitoria na UnB

    Leia tudo sobre: ocupaçãounb

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG