Alguns tumores foram retirados, diz médico de Alencar

Durou pouco mais de seis horas a cirurgia a que se submeteu o presidente em exercício José Alencar no Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista. Alencar entrou no centro cirúrgico para sua décima quarta operação às 13h15 para reverter um quadro de suboclusão intestinal, um tipo de obstrução numa alça do intestino delgado.

Agência Estado |

"Apesar do tempo, a cirurgia até agora foi muito bem e acredito que estamos atingindo o objetivo de melhorar essa obstrução e permitir que o vice-presidente continue seu tratamento", disse o oncologista Paulo Hoff, que acompanha Alencar.

O médico disse que o procedimento durou mais que as três horas inicialmente previstas porque os médicos Raul Cutait e Ademar Lopes encontraram outros pontos de afunilamento em seu intestino, que também foram reparados. "É relativamente comum as pessoas que possuem um número maior de tumores na cavidade abdominal terem outros pontos com certa diminuição do calibre do intestino. Havia outros pontos e eles também foram removidos", afirmou.

Hoff explicou que a equipe removeu também alguns dos 18 tumores que voltaram a aparecer na região abdominal. De acordo com o médico, a aparência do material removido faz crer que o tratamento com medicamentos alternativos a que Alencar se submete tem apresentado bons resultados, embora tenha admitido que apenas um exame mais aprofundado poderá confirmar esse diagnóstico.

"Não foi um cirurgia para remoção ou tratamento dos tumores. Os que foram removidos o foram porque ou causavam a obstrução, ou porque tinham acesso fácil", disse. "Existem certas características dos tumores retirados que nos deixam animados, que talvez haja um impacto biológico do tratamento até agora, mas é muito cedo para dizer qualquer coisa desse tipo. Temos pequenas pistas e vamos estudar isso a fundo."

Após a cirurgia, Alencar deve permanecer internado por mais alguns dias no hospital para acompanhamento de seu quadro evolutivo e resguardo médico. Há possibilidade de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva faça uma visita a Alencar neste sábado. Alencar está acompanhado de sua mulher, Mariza, e dos filhos.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG