Algumas curiosidades do Oscar 2009

LOS ANGELES ¿ A 81ª festa do Oscar no domingo terá algumas curiosidades e poderá ser marcada por alguns recordes.

AFP |

Jarvier Bardem entregando o Oscar para a namorada Penélope Cruz

Se a espanhola Penélope Cruz levar o Oscar de melhor atriz coadjuvante por seu papel em "Vicky Cristina Barcelona", poderá receber a estatueta dourada das mãos de seu compatriota e namorado Javier Bardem, que no ano passado levou o Oscar de melhor ator coadjuvante por "Onde os fracos não têm vez". Isto se, em função das novidades prometidas este ano para a festa, a Academia não mudar a tradição de entrega dos prêmios.

O 13 pode dar sorte

As 13 indicações de "O curioso caso de Benjamin Button" impediram o filme de igualar por uma o recorde de indicações de "Titanic" (1998) e "A malvada" (1951). O filme de Brad Pitt pode nem ganhar o Oscar, mas estará bem acompanhado na lista de outras produções que também receberam 13 indicações, entre elas a de melhor filme: "... E o vento levou" (1939), "A um passo da eternidade" (1953), "Mary Poppins" (1964), "Quem tem medo de Virginia Woolf?" (1966), "Forrest Gump-O contador de histórias" (1994), "Shakespeare apaixonado" (1998), "O senhor dos anéis: a sociedade do anel" (2001) e "Chicago" (2002).

Meryl Streep, superando a si mesma

Com 15 indicações este ano, Meryl Streep superou o próprio recorde como a mais indicacada ao Oscar. Mas ela só levou duas estatuetas da Academia, de melhor atriz por "A escolha de Sofia" (1982) e melhor atriz coadjuvante por "Kramer X Kramer" (1979). Os mais indicados depois dela, são Katharine Hepburn e Jack Nicholson, cada um com 12.

Ledger na lista dos prêmios póstumos

A indicação póstuma para Heath Ledger o converte no sexto ator indicado para um prêmio desse tipo, numa lista que inclui James Dean, Spencer Tracy, Peter Finch, Ralph Richardson e Massimo Troisi. Somente Finch levou a estatueta.

A sexta de Kate Winslet pode quebrar o encanto

Kate Winslet conseguiu sua sexta indicação ao Oscar como melhor atriz por "O leitor", o que a converte na artista mais jovem a receber esse número de indicações da Academia. Só que a atriz britânica de 33 anos até agora não deu sorte e não foi reconhecida por seu talento.

O ex-presidente Nixon garante indicação

Frank Langella obteve indicação de melhor ator por sua interpretação de Richard Nixon em "Frost/Nixon", e é o segundo ator que, ao viver o ex-controvertido presidente, disputa um Oscar, depois de Anthony Hopkins, em 1995.

Os primeiros a chegar lá

Na categoria de atores, nove dos 20 indicados este ano são novatos no prêmio. Cinco - Sean Penn, Philip Seymour Hoffman, Angelina Jolie, Meryl Streep e Marisa Tomei - ganharam o Oscar anteriormente.

    Leia tudo sobre: oscar

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG