Alerta contra dengue por mensagem de celular começa amanhã

Governo pretende enviar torpedos para 6,2 milhões de pessoas

iG São Paulo |

O Ministério da Saúde começa a enviar nesta sexta-feira (4) mensagens de texto para celulares com orientações sobre o combate à dengue. Os torpedos serão enviados a 6,2 milhões de pessoas residentes em 36 municípios de 11 estados.

O foco das informações está nos cuidados para manter residências e locais de trabalho livres do mosquito transmissor (Aedes aegypti).

A mensagem alertará sobre o risco de surto na região onde a pessoa mora e terá como complemento a frase “Cuide da sua casa, fale com seus vizinhos. Se você agir, podemos evitar a doença”.

Leia também
Dezesseis Estados têm risco muito alto de ter epidemia de dengue
Roraima tem 12 casos de dengue tipo 4

O ministério vai priorizar 24 municípios em situação de risco de surto, apontados pelo alto índice de larvas do Aedes aegypti, e mais 12 cidades que apresentaram incidência igual ou maior que 200 casos de dengue por 100 mil habitantes no último trimestre de 2010.

A estratégia já foi adotada anteriormente pelo Ministério da Saúde, em campanhas da dengue e da gripe H1N1. Por ser mensagem de utilidade pública, o ministério tem autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) para fazer o alerta chegar a todos os celulares disponíveis, sem configurar spam.

    Leia tudo sobre: saúdedenguesms

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG