Alencar já ocupou Presidência por 377 dias

BRASÍLIA - Quem pensa que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está no comando do País há pouco mais de seis anos erra na conta. Por mais de um ano, quem ocupou a cadeira de presidente da República foi o vice, José Alencar.

Agência Estado |

Mais precisamente, o número de dias em que ele exerceu o cargo chegou a 377 no último final de semana, após a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Trinidad e Tobago.

Agência Brasil
José Alencar passou mais de um ano na cadeira de presidente do Brasil

Reflexo da agenda externa carregada mantida por Lula, o fato de Alencar ter passado tanto tempo no exercício do cargo está longe de ser desprezível. Ele já supera, por exemplo, os cerca de sete meses em que Jânio Quadros ocupou a cadeira de presidente, de janeiro a agosto de 1961.

Desde que Lula chegou ao poder, Alencar só deixou de assumir quando de fato não havia meio de fazê-lo. Nem o câncer foi suficiente para tirá-lo de combate. Até de um quarto de hospital ele já despachou.
Foi em janeiro de 2008, quando Lula viajou para Guatemala e Cuba.

Internado, Alencar teve uma agenda movimentada no apartamento 1.106 do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Este ano, Alencar mal havia retornado ao trabalho após uma cirurgia de 17 horas para a remoção de novos tumores e já estava novamente na cadeira de presidente. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".

Leia mais sobre: José Alencar

    Leia tudo sobre: josé alencar

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG