Além de Lacerda, Lula exonera diretor-adjunto da Abin

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou a exoneração, num decreto publicado nesta terça-feira em edição extraordinária do Diário Oficial da União, do delegado Paulo Fernando da Costa Lacerda do cargo de diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Em outro decreto, Lula exonerou também o diretor-geral-adjunto da agência, delegado José Milton Campana.

Agência Estado |

Agência Brasil

O ex-diretor da Abin Paulo Lacerda

Lacerda estava afastado do cargo desde setembro, quando foi revelada participação ilegal de agentes da Abin na Operação Satiagraha, da Polícia Federal, mas o decreto de Lula afirma que ele está sendo exonerado "em virtude de ter sido nomeado para outro cargo público".

De fato, Lacerda foi nomeado para outro cargo público: o de adido policial da Embaixada do Brasil em Portugal. A nomeação consta de outro decreto do presidente publicado nesta terça-feira no jornal oficial. Esse decreto diz que ele exercerá o novo cargo por dois anos.

Lula ainda não nomeou o substituto de Lacerda no comando da Abin, cargo que está sendo exercido interinamente pelo delegado Wilson Trezza. Em mais dois decretos, Lula exonerou hoje Carlos Gomes Sampaio de Freitas do cargo de vice-presidente da Caixa Econômica Federal (CEF) e nomeou para substituí-lo Édilo Ricardo Valadares.

Leia mais sobre: Paulo Lacerda  - Abin

    Leia tudo sobre: abinpaulo lacerda

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG