Alckmin vai para Secretaria de Desenvolvimento de Serra

SÃO PAULO - O ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) será o novo secretário estadual de Desenvolvimento do governo José Serra (PSDB). O anúncio será feito no final da tarde desta segunda-feira no Palácio dos Bandeirantes.

Agência Estado |

Alckmin, que foi derrotado nas últimas eleições para a Prefeitura da capital paulista, assume a pasta no lugar de Alberto Goldman, que continua na administração Serra no posto de vice-governador de Estado.

"Essa é uma demonstração da união do PSDB, da liderança do governador Serra e do espírito partidário e de cooperação de Alckmin", destacou o presidente do PSDB paulista, deputado federal Mendes Thame, que está no Palácio dos Bandeirantes para o anúncio oficial.

Na opinião de Thame, é preciso destacar também "o desprendimento de Alckmin", que foi governador do Estado e agora pretende colaborar com o governo Serra para o desenvolvimento do Estado. "Isso mostra que o PSDB vai caminhar junto, todos saem ganhando", emendou o presidente estadual do PSDB.

A Secretaria de Desenvolvimento (SD) é considerada uma área estratégica no governo estadual, sobretudo neste momento de crise financeira global, pois é o órgão responsável pela formulação de medidas que propiciem o desenvolvimento econômico de São Paulo. Uma de suas principais funções é diagnosticar e atuar para melhorar a competitividade dos diversos setores da indústria já instalados no Estado.

Além disso, a secretaria cuida da atualização do quadro regulatório existente e da criação de novos instrumentos de fomento necessários à efetiva promoção do desenvolvimento econômico de São Paulo. A secretaria é responsável também pelo Centro Paula Souza, que administra 151 Escolas Técnicas (Etecs) e 47 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) em 127 cidades do Estado de São Paulo.

As Etecs atendem 123 mil estudantes, sendo cerca de 30 mil no Ensino Médio e mais de 90 mil no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços, em 86 habilitações. Nas Fatecs, o número de alunos matriculados nos 39 cursos superiores ultrapassa 28 mil - números referentes ao 2º semestre de 2008.

Leia mais sobre: Geraldo Alckmin

    Leia tudo sobre: alckmingovernojosé serrasão paulo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG