bloquinho - Brasil - iG" /

Alckmin e Marta passam a buscar apoio de bloquinho

A pré-candidatura à Prefeitura de São Paulo do deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho da Força Sindical, caiu em desgraça depois das denúncias de envolvimento do parlamentar no suposto esquema de desvio de verbas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Com o enterro da candidatura de Paulinho, o PSB transformou-se na opção preferencial de dois pré-candidatos à prefeitura paulistana: Geraldo Alckmin, do PSDB, e Marta Suplicy, do PT.

Agência Estado |

Ambos sonham ter o apoio do chamado "bloquinho" - integrado pelo PSB, PC do B e PDT - a suas candidaturas.

Em menos de 24 horas, integrantes de partidos do bloquinho participaram de negociações com representantes dos candidatos tucanos e petistas, que vão disputar as eleições de 5 de outubro. Ontem à noite, o líder do PSB na Câmara, deputado Márcio França (SP), conversou com os tucanos sobre aliança com Alckmin. Hoje, foi a vez do socialista almoçar com o presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), com o presidente municipal do PT, José Américo, e com o próprio Paulinho.

"A porta não está fechada", resumiu Berzoini sobre as negociações com o bloquinho. Uma das propostas é dar a vaga da vice-prefeitura para a deputada Luiza Erundina (PSB-SP). Essa idéia não agrada a Márcio França, que já se mostrou mais favorável à aliança com o candidato tucano. Ele gostaria que o deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP), pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, fosse o vice na chapa encabeçada pelo tucano Geraldo Alckmin. "Não quero ser vice de ninguém. Quero ser candidato", desconversou Aldo Rebelo.

Além da insistência de Aldo em manter sua candidatura, a aliança do bloquinho com o PSDB enfrenta resistências junto a cúpula do PSB: nem Eduardo Campos, presidente do partido, nem o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) querem apoiar o tucano. Assim como o senador Renato Casagrande (PSB-ES), eles querem que o PSB se alie com Marta Suplicy.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG