O pré-candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, Geraldo Alckmin, afirmou hoje que o partido tomou uma posição muito importante ao confirmar seu nome nessa disputa. Depois de participar da inauguração do Hospital do Câncer, ao lado do governador José Serra (PSDB) e do prefeito Gilberto Kassab (DEM), entre outras autoridades, Alckmin ressaltou que a decisão do partido foi tomada com fundamento na vontade das bases e da maioria partidária.

"É um passo importante do ponto de vista político", emendou.

O ex-governador paulista evitou falar no racha interno da legenda em São Paulo, já que a maioria dos vereadores e dos aliados do governador José Serra querem a manutenção da aliança com o DEM e o prefeito Gilberto Kassab como cabeça de chapa. "Isso não me preocupa, pois unanimidade existe depois da decisão. Nunca vi o PSDB com tanta força, que veio da militância", argumentou. Questionado se vai conversar com prefeito Gilberto Kassab para tentar uma composição ainda no primeiro turno, Alckmin disse que as conversas continuam, porém foi taxativo. "Vamos fazer aliança com quem não tiver candidato próprio. Se eles tiverem candidato, fica difícil".

Ele voltou a dizer que num eventual segundo turno as duas legendas poderão caminhar juntas. Diante da insistência dos repórteres em saber se vai conversar com o prefeito Kassab, foi prudente. "Não vou criar constrangimento a outros partidos. Política não é guerra". Alckmin disse, mais uma vez, que não se sente abandonado pela cúpula do partido e nem pelo governador Serra. "Serra é um aliado para trabalharmos juntos por São Paulo", declarou.

No evento de inauguração do Hospital do Câncer na capital paulista, Alckmin e Serra trocaram apenas um rápido cumprimento de mão, após discurso de cerca de meia hora proferido por Serra. Os dois sentaram separados pela viúva do jornalista Octávio Frias de Oliveira, Dagmar. O Instituto do Câncer foi batizado com o nome do jornalista. O vice-presidente da República, José Alencar, também participou do evento.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.