Alckmin aposta em apoio de Serra à sua candidatura

O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) reiterou hoje ter certeza de que sua candidatura à Prefeitura de São Paulo terá o apoio do governador José Serra e da maioria dos tucanos. Pois sua eleição como prefeito de São Paulo, argumentou, fortaleceria a posição do partido nas eleições de 2010.

Agência Estado |

"A candidatura para presidente é diferente", disse, destacando que sua prioridade será unir o partido em torno de um nome comum. Nas eleições municipais, no entanto, Alckmin rejeitou integrar uma chapa com o prefeito Gilberto Kassab, do DEM. Para Alckmin, o racha no partido, que opõe os favoráveis a uma candidatura própria na capital paulista e os que preferem apoiar o atual prefeito, é apenas uma "pequena lasca", que não impedirá a indicação do seu nome.

Na convenção estadual do PTB, que reconduziu Campos Machado à presidência estadual do partido, Alckmin foi chamado hoje de "homem de bem" pelo presidente nacional, Roberto Jefferson, e "amigo de todas as horas" por Campos Machado. Durante o encontro, os apresentadores insistiram na palavra "lealdade" para explicitar a posição dos petebistas na parceria com o PSDB de Alckmin e fazer alusão crítica a uma parcela dos tucanos.

Lembrando da proximidade prefeito-população, Alckmin anunciou hoje sua intenção de tratar dos problemas de São Paulo de maneira integrada. As metrópoles, por sua complexidade, exigem gestão compartilhada entre as prefeituras, disse. "2008 é importante por si próprio. É um governo (municipal) mais próximo das pessoas, é nele que podemos fazer a creche, melhorar a saúde, diminuir a violência", disse o pré-candidato, citando várias outras áreas que demandam políticas específicas. Alckmin adiantou que não fará campanha agressiva. O tucano também anunciou entre suas prioridades a intenção de promover parcerias com os governos federal e estadual e a iniciativa privada para reduzir o desemprego entre jovens. "Sobram vagas, mas faltam empregos", afirmou o político, após destacar a importância de qualificar essa população que está entrando no mercado de trabalho.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG