Alberto Granado chega à Argentina para comemorar aniversário de Che Guevara

Buenos Aires, 9 jun (EFE).- Alberto Granado, o amigo da infância de Ernesto Guevara que o acompanhou em sua primeira viagem pela América do Sul, apresentou hoje em Buenos Aires o diário que escreveu durante aqueles dias, nos quais nasceu o mito do Che, um dos revolucionários mais famosos do século XX.

EFE |

"Tenho a imagem de Ernesto no leprosário -no qual trabalharam no Peru- como o momento em que deixa de ser Ernesto para se transformar no 'Che'; o momento em que deixa de ser um médico de pessoas, e passa a ser um médico de povos", lembrou Granado.

O companheiro de viagem do guerrilheiro argentino, que aos 86 anos viajou de Cuba, onde vive, à Argentina, para participar das celebrações do 80º aniversário do nascimento de seu amigo, na cidade argentina de Rosário, no próximo sábado, lembrou alguns dos momentos que viveu com o revolucionário.

A viagem, cuja primeira etapa foi feita a bordo da motocicleta de Granado, batizada La Poderosa II, foi a primeira das duas que Guevara realizou pelo continente, e inspirou o filme "Diários de motocicleta", do cineasta brasileiro Walter Salles.

A segunda viagem foi realizada por Che com Carlos "Calica" Ferrer, outro de seus amigos da infância, e que foi o encarregado de apresentar hoje o livro de Granado, intitulado "Con el Che por Sudamérica".

"Para comemorar o aniversário de Ernesto, o melhor presente é que Alberto tenha vindo à Argentina", afirmou Calica, que se confessou "invejoso" da grande amizade que unia Granado com "Che".

"Ernesto sempre teve um afeto especial por Alberto, e este livro que ele escreveu é um testemunho muito importante da vida de Ernesto, de como era antes de se tornar o Che", acrescentou.

Ernesto Che Guevara nasceu em Rosário, em 14 de junho de 1928. No próximo sábado, será celebrado o 80º aniversário de seu nascimento em sua cidade natal, na qual será inaugurada uma estátua de bronze com sua figura. EFE aal/gs

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG