censura judicial contra jornal O Estado de S.Paulo - Brasil - iG" /

AIR repudia censura judicial contra jornal O Estado de S.Paulo

Brasília, 1 out (EFE).- A Associação Internacional de Radiodifusão (AIR) aprovou hoje uma resolução de repúdio contra a censura judicial imposta desde 1º de agosto sobre o jornal O Estado de S.

EFE |

Paulo".

Ao final de de sua 39º Assembleia Geral, realizada em Brasília, a AIR disse repudiar "a decisão judicial que proíbe o jornal e, consequentemente, aos demais meios de comunicação, informar à sociedade" sobre um caso de suposta corrupção que envolve Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).

Tal decisão judicial, adotada por um magistrado "posteriormente separado do caso por suspeitas", constitui "uma verdadeira censura encoberta", contra a Constituição brasileira, diz o documento aprovado pela AIR, entidade formada por cerca de 17 mil emissoras de rádio e televisão de América, Ásia e Europa.

Diante do que considerou como uma "evidente afronta ao direito à informação e à liberdade de expressão", a AIR expressou sua "confiança nas instâncias superiores do Poder Judiciário brasileiro, que seguramente reformarão a decisão em questão".

A sanção que "O Estado de S.Paulo" qualifica de "censura" foi imposta pelo desembargador Dácio Vieira e impede o jornal de informar sobre supostos negócios ilícitos nos quais estaria envolvido Fernando Sarney.

Segundo a decisão judicial, "por cada reportagem" na qual haja informações das investigações sobre Fernando Sarney, o jornal deverá pagar uma multa de R$ 150 mil.

"O Estado de S.Paulo" denunciou posteriormente que o juiz é "estreitamente vinculado" à família Sarney.

Após essa denúncia, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJ-DF) afastou o desembargador Vieira do caso, mas também ratificou a decisão que impede o jornal paulista de informar sobre as supostas irregularidades nas quais Fernando Sarney está envolvido. EFE ed/bba

    Leia tudo sobre: sarney

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG