Air France trocará sensores em dias, dizem pilotos

A Air France informou que irá substituir os sensores que medem a velocidade, os tubos de pilot, das aeronaves Airbus A330 em alguns dias, disseram pilotos da companhia aérea francesa. A informação sobre a troca dos sensores do Airbus A330 e A340 vem logo após a recomendação de um sindicato de pilotos para que os funcionários não voem enquanto os aparelhos não forem trocados.

Agência Estado |

A aeronave A330 da Airbus que fazia o voo 447 Rio de Janeiro-Paris e caiu sobre o oceano Atlântico no último dia 31 apresentou falhas nos sensores, segundo as últimas mensagens enviadas pelo avião.

A Air France afirmou que está acelerando as trocas dos sensores por conta de suspeitas de que eles teriam congelado durante uma tempestade em alta altitude e, por consequência, oferecido informações equivocadas sobre a velocidade do avião. Estas informações incorretas de velocidade teriam levado os pilotos a reduzir ou acelerar a velocidade do Airbus, causando o acidente, avaliam alguns peritos.

"A administração da Air France reuniu-se com os sindicatos de pilotos ontem à noite para informar sobre a substituição dos sensores de velocidade e deu um calendário extremamente curto (...) de poucos dias", disse hoje o porta-voz do sindicato SNPL, Erick Derivry. A Air France não comentou a declaração.

Autoridades da Airbus, da Air France e investigadores do acidente não confirmaram a relação entre os sensores e a queda, mas todos fizeram advertências aos pilotos para que mantenham atenção a eventuais leituras contraditórias dos aparelhos de velocidade. Segundo um memorando obtido pela agência Associated France Press, a Air France teria alertado pilotos em novembro sobre um "significante número de incidentes" com os sensores. Dois pilotos da Air France confirmaram a autenticidade do documento. As informações são da Dow Jones.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG