AGU fará cartilha para orientar ministros em eleições municipais.

BRASÍLIA ¿ Após a reunião ministerial ocorrida nesta quinta-feira, o ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, informou que o advogado-geral da União, José Antônio Dias Toffoli, deverá entregar na próxima semana uma cartilha com orientações aos ministros do governo para controlar suas participações nas eleições municipais em outubro.

Carollina Andrade - Último Segundo/Santafé Idéias |

Toffoli vai distribuir na próxima semana uma cartilha dizendo o que a justiça permite e o que ela não permite nas eleições municipais. O que não pode é tanta coisa que eu não consegui decorar. E o que pode é muito pouco. Dessa maneira [Toffoli] ficou de mandar pra cada ministro uma relação. No que houver dúvidas ou interpretação pessoal [ele] recomendou que tivessem cuidado, porque dependendo do juiz local a interpretação poderia ser contra a pessoa física do ministro, ressaltou Múcio.

Segundo o ministro de Relações Institucionais, entre as proibições está a utilização de passagens aéreas ou automóveis oficiais pagos pelo Governo. Estas questões podem ser interpretadas como uso da máquina pública. Por isso que defendi que cada um fizesse política em seus Estados, mas fui vencido por aqueles ministros que tem militância partidária, argumentou.

Leia mais sobre: Eleições

    Leia tudo sobre: eleições

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG