Agricultura de Mato Grosso do Sul tem prejuízo de R$ 200 milhões

Embrapa fez cálculo de quanto o Estado perdeu por conta das chuvas. Estudo vai embasar pedido de financiamento a produtores

Helson França, iG Mato Grosso |

Os prejuízos na agricultura de Mato Grosso do Sul devido aos estragos causados pelas chuvas nesse início de mês são de aproximadamente R$ 200 milhões. A estimativa é da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) do Pantanal, que elaborou um relatório sobre os danos na planície pantaneira sul mato-grossense.

O documento será entregue ao governador André Puccinelli (PMDB) para que ele decrete situação de emergência na região. A finalidade da medida é acelerar a liberação de uma linha específica de financiamento aos pecuaristas da região e também a prorrogação do pagamento de dívidas.

De acordo com a Embrapa, as perdas diretas incluem principalmente a redução de peso do gado, mortalidade e diminuição de produtividade. Ainda existem as perdas indiretas, com deslocamento de gado, arrendamento de pasto e problemas na infraestrutura das fazendas.

Os municípios de Coxim, Rio Verde, Aquidauana, Miranda, Porto Murtinho e Corumbá fazem parte da planície pantaneira e são os mais afetados com as enchentes.

Segundo a Defesa Civil, por volta de 130 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas em Mato Grosso do Sul.

    Leia tudo sobre: Mato Grosso do SulchuvasEmbrapaprejuízo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG