AGENDA POLÍTICA-Lula recebe prefeitos para firmar compromissos

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne na próxima semana com todos os prefeitos do país para defender os investimentos em políticas públicas e as parcerias com o governo federal. Durante os dois dias do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília, que também contará com a presença de vários ministros, serão apresentadas ações que beneficiam os municípios e dicas de como proceder para participar dos programas do governo federal, principalmente do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Reuters |

Lula pretende firmar dez compromissos com os prefeitos para aproximar os interesses do governo federal aos dos municípios nos próximos três anos e organizá-los na "Agenda de Compromissos 2009/2012".

Os presidentes da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Ramos; do Banco do Brasil, Antônio Francisco de Lima Neto, e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, vão participar do evento.

No Senado, devem ser anunciados os presidentes das comissões e suas respectivas mesas.

Veja, a seguir, os principais eventos da próxima semana.

SEGUNDA-FEIRA

-- Lula faz reunião da coordenação política.

-- Em Brasília, acontece reunião do diretório do PT.

-- O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, participa de solenidade que marca o início das obras de recuperação e revitalização do canal do Fundão, no Rio de Janeiro.

TERÇA-FEIRA

-- Lula abre encontro de prefeitos no Palácio do Planalto. O evento também acontece na quarta-feira.

-- Continuação da reunião do diretório do PT pela manhã. A tarde, o partido faz ato político em comemoração ao seu 29o aniversário.

QUARTA-FEIRA

-- O presidente Lula recebe o presidente da Namíbia, Hifikepunye Pohamba, em Brasília.

-- CUT convoca Dia Nacional de Luta pelo Emprego e Salário que fará atos por todo Brasil. No Rio de Janeiro acontecerá passeata e concentração em frente à sede administrativa da Vale do Rio Doce. Em São Paulo, a entidade prepara ato para reivindicar que o governo do Estado negocie com os trabalhadores ações para superação da crise e reversão das demissões.

-- A Diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) faz audiência pública em Brasília sobre a proposta de liberação gradual das tarifas dos voos internacionais com origem no Brasil.

QUINTA-FEIRA

-- Lula vai ao Ceará onde participa de cerimônia de início das obras da Transnordestina. Depois segue para Pernambuco, onde visita obras na BR-101.

SEXTA-FEIRA

-- Ainda em Recife, Lula visita uma fazenda de peixes. O presidente deve ir ao Rio Grande do Norte para o lançamento de linhas de crédito do Banco do Brasil.

(Reportagem de Ana Paula Paiva)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG