AGENDA POLÍTICA-Lula participa de cúpula do G20 em Washington

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passará a próxima semana em viagens à Itália e a Washington para tratar de acordos de cooperação, encontros empresariais e da crise econômica global. Roma será a primeira parada de Lula, onde terá encontros com o presidente da Itália, Giorgio Napolitano, e com o primeiro-ministro, Silvio Berlusconi, para assinatura de acordos bilaterais.

Reuters |

Ainda na capital italiana, Lula terá audiência com empresários, quando falará sobre as oportunidades de investimento oferecidas no Brasil pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

No Vaticano, o presidente será recebido pelo papa Bento 16. No encontro, Lula debaterá temas como o combate à fome e à pobreza, a paz no mundo e respeito aos direitos humanos.

Em seguida, o presidente Lula parte para os Estados Unidos onde acontecerá a reunião de cúpula do G20. A reunião foi convocada pelo presidente americano George W. Bush para tratar da crise econômica.

O G20 reúne países, de economias desenvolvidas e emergentes, seguir: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coréia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia, além da União Européia.

Um encontro prévio de ministros de Finanças e presidentes de Bancos Centrais acontece neste fim de semana em São Paulo.

No Congresso Nacional, continua na pauta dos parlamentares as medidas para conter os efeitos da crise no Brasil. É possível que nesta semana os deputados votem a medida provisória 443, que autoriza o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal a comprarem bancos e empresas brasileiros. A possibilidade de votação está na pauta da Câmara.

Veja, a seguir, os principais eventos políticos da próxima semana.

SEGUNDA-FEIRA

-- Em Roma, o presidente Lula participa de cerimônia de chegada com o presidente da Itália, Giorgio Napolitano. Depois visita os presidentes da Câmara e do Senado italianos e, mais tarde, Napolitano oferece jantar a Lula.

TERÇA-FEIRA

-- Lula participa de audiência à delegação empresarial brasileira na embaixada do Brasil e vai ao seminário "Nova Economia, Nova Democracia". O presidente ainda se encontra com o primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, e participa de reunião empresarial sobre oportunidades de investimentos no Brasil.

-- Está prevista a votação pelo Senado da MP 442 que dispõe sobre operações de redesconto pelo Banco Central.

-- Na Câmara, os deputados podem votar a MP 443 que autoriza o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal a comprarem bancos brasileiros.

QUARTA-FEIRA

-- Lula visita prefeito de Roma, Ganni Alemanno e participa de audiências a políticos e empresários na embaixada do Brasil.

QUINTA-FEIRA

-- Antes de partir para Washington, Lula se encontra com o papa Bento 16.

-- Reunião da Executiva Nacional do partido Democratas em Brasília.

SEXTA-FEIRA

-- Em Washington, o presidente Lula vai a jantar com o presidente norte-americano, George W. Bush, e outros participantes do G20 na Casa Branca.

SÁBADO

-- Lula participa da reunião de cúpula do G20.

(Reportagem de Ana Paula Paiva; Edição de Carmen Munari)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG