AGENDA POLÍTICA-Lula encerra férias e encontra Morales e Chávez

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva volta das férias de fim de ano e se encontra nesta semana com os presidentes da Bolívia e da Venezuela. Em Porto Suarez, na Bolívia, o presidente Lula deve conversar com o presidente Evo Morales sobre questões energéticas e o recente corte na importação do gás natural boliviano.

Reuters |

De acordo com a decisão do governo brasileiro, o volume de gás comprado do país vizinho deve ser reduzido de 30 milhões de metros cúbicos diários para um mínimo de 19 milhões de metros cúbicos diários. A exportação de gás é uma das principais fontes de divisas da Bolívia.

Na Venezuela, Lula e o presidente Hugo Chávez se encontram para mais uma reunião trimestral que vêm mantendo há mais de um ano. Nessas reuniões, tratam da relação entre os dois países e de geopolítica.

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, visita Israel, Palestina, Síria e Jordânia para conversar com os chefes de Estado sobre os conflitos na Faixa de Gaza a fim de apoiar o cessar-fogo imediato e a paz na região.

Na viagem ao Oriente Médio, Amorim também representará o governo brasileiro na cerimônia de doação de 6 toneladas de medicamentos e 8 toneladas de alimentos aos palestinos afetados pelo conflito em Gaza.

Veja, a seguir, os principais eventos da próxima semana.

DOMINGO

-- Em Damasco, capital da Síria, o ministro Celso Amorim é recebido pelo presidente Bachar Al-Assad e pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Wallid Muallem. No mesmo dia, segue para Jerusalém, onde tem encontro com a chanceler de Israel, Tzipi Livni.

SEGUNDA-FEIRA

-- O presidente Lula participa da abertura da Couromoda 2009, feira de calçados e acessórios de moda na cidade de São Paulo.

-- Na capital da Cisjordânia, Ramalá, Amorim têm reuniões de trabalho com o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, com o primeiro-ministro Salam Fayaad e com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Riad Malki.

TERÇA-FEIRA

-- Lula faz reunião de coordenação política em Brasília.

-- Em Amã, capital da Jordânia, o ministro Amorim tem encontros com o Rei Abdullah II e com o ministro do Exterior Salah Bashir. Em seguida, participa de cerimônia de entrega da doação pelo governo brasileiro de medicamentos e alimentos aos palestinos afetados pelo conflito em Gaza.

QUINTA-FEIRA

-- O presidente Lula vai a cidade de Porto Suarez, na Bolívia, que faz divisa com Corumbá (MS), onde encontra o presidente boliviano Evo Morales.

SEXTA-FEIRA

-- Lula tem encontro em Caracas com o presidente venezuelano Hugo Chávez.

(Reportagem de Ana Paula Paiva)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG