AGENDA POLÍTICA-Expectativa é por início de CPI da Petrobras

BRASÍLIA (Reuters) - A instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito que vai investigar a Petrobras no Senado e a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) pelo Congresso Nacional são os destaques do cenário político da próxima semana. Na última quinta-feira, a base do governo na Casa aceitou dar quorum para a instalação da CPI criada há quase dois meses para investigar supostas irregularidades cometidas pela estatal. Pressionado por denúncias, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), convocou a instalação da comissão para a próxima terça-feira.

Reuters |

Novas denúncias publicadas na imprensa na última semana informam que a Fundação José Sarney, do Maranhão, desviou recursos repassados pela Petrobras. A acusação uniu a crise da permanência do maranhense na presidência da Casa à CPI e obrigou os governistas a cederem.

No Congresso Nacional, é esperada a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) na terça-feira. A LDO define os parâmetros para a elaboração do Orçamento do ano seguinte.

A aprovação final do texto abre caminho para que o Senado e a Câmara entrem em recesso, marcado para o dia 17 deste mês.

Em Brasília, após mais uma semana envolvido em viagens internacionais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva faz na segunda-feira uma reunião ministerial na Granja do Torto, residência de campo da Presidência. Esta é a segunda do ano, a anterior ocorreu em fevereiro.

Veja, a seguir, os principais eventos políticos da próxima semana.

SEGUNDA-FEIRA

-- Na Granja do Torto, Lula faz reunião ministerial. O evento deve se estender pelo dia inteiro.

TERÇA-FEIRA

-- Está prevista a instalação da CPI da Petrobras no Senado.

-- Em Alagoas, Lula visita o município de Palmeira dos Índios onde vai à represa da cidade e inaugura uma adutora. Mais tarde, participa da inauguração da reurbanização das regiões de Ponta Verde e Jatiúca, em Maceió.

-- No Congresso Nacional, deve acontecer a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2010.

QUARTA-FEIRA

-- Em Brasília, Lula anuncia investimentos da General Motors do Brasil. Em seguida, deve participar da Marcha Brasília em defesa dos municípios. Mais tarde, tem agenda de audiências.

-- Comissões da Câmara dos Deputados fazem audiência pública conjunta sobre a participação do capital estrangeiro nas empresas de transporte aéreo e da aviação na Amazônia brasileira. Os presidentes da Azul, Gol, Tam, OceanAir, Webjet, Pantanal e Trip são convidados da audiência que contará com a participação da presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Solange Paiva Vieira, além de outras autoridades.

QUINTA-FEIRA

-- No Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, Lula participa do 1º Encontro Nacional de Estudantes do Programa Universidade para Todos (Prouni). Em seguida, no Centro Cultural Banco do Brasil, o presidente tem reunião sobre Programa de Aceleração do Crescimento e obras de Metrô.

SEXTA-FEIRA

-- Na cidade de Campina Grande (PB), inaugura escolas técnicas e campus universitário. Em seguida, inaugura a BR 230, que liga a capital João Pessoa a Campina Grande.

(Reportagem de Ana Paula Paiva; Edição de Carmen Munari)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG