Agenda: mercado aguarda projeções para safra de citros da Flórida

São Paulo, 14 - O mercado de suco de laranja congelado e concentrado (FCOJ, na sigla inglês) espera para hoje a divulgação de duas importantes estimativas privadas para a safra 2009/10 de laranja da Flórida. As previsões - uma da respeitada analista Elizabeth Steger e outra da processadora Louis Dreyfus - devem orientar o mercado até outubro, quando o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulga sua primeira projeção oficial.

Agência Estado |

A expectativa é de que Steger, conhecida por ser radical em suas previsões, aponte uma colheita bem menor do que a de 159,6 milhões de caixas registrada no ano passado. Muitos participantes do mercado apostam em um número da ordem de 150 milhões de caixas, se não menor.

COMMODITIES: CFTC DIVULGA RELATÓRIO DE POSICIONAMENTO DE TRADERS
A Commodity Futures Trading Commission (CFTC) divulga hoje, às 16h30 (horário de Brasília), seu relatório semanal com o posicionamento dos traders nos mercados de café, açúcar, cacau (Bolsa de Nova York) e soja, milho e trigo (Bolsa de Chicago).

ÁLCOOL: CEPEA DEVE DIVULGAR INDICADORES SEMANAIS
O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queirós (Cepea/Esalq/USP) deve divulgar hoje os indicadores semanais de preço de álcool anidro combustível, de álcool hidratado combustível e outros fins. Os indicadores resultam do levantamento diário de preços negociados nas usinas por meio de um convênio firmado entre o Cepea, a União da Agroindústria Canavieira do Estado de São Paulo (Unica) e a Organização dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo (Orplana).

CANA: PRODUTORES DE CANA DO RIO DISCUTEM PAGAMENTO DE SUBSÍDIO
Nesta sexta-feira (14), representantes do Ministério da Agricultura, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e da Associação Fluminense dos Plantadores de Cana (Asflucan), irão se reunir com canavieiros da região de Campos de Goytacazes para orientá-los sobre os pré-requisitos para participação em programa de pagamento de subsídios. O encontro ocorrerá às 14 horas na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf). Na Terça-feira (11), foi publicado no Diário Oficial da União o regulamento que define prazos e condições de pagamento da subvenção econômica referente à cana-de-açúcar colhida e processada durante a safra 2008/09. Esta é a primeira vez que produtores fluminenses recebem o benefício. A subvenção era destinada apenas aos produtores do Nordeste.

EMBRAPA: FÓRUM DEBATE INDUSTRIALIZAÇÃO DE ALIMENTOS
As potencialidades, necessidades e sugestões para o desenvolvimento agroindustrial de alimentos serão debatidas, nesta sexta-feira (14), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Campus Nilo Peçanha, em Pinheiral (RJ), de 8 às 17 horas. Com inscrições gratuitas, o encontro reunirá produtores rurais, empreendedores agrícolas, instituições de pesquisa e órgãos do governo. A Embrapa Agroindústria de Alimentos promove o fórum para debater assuntos técnicos relacionados ao processamento de alimentos e cooperar na difusão de conhecimentos, experiências e ideias para agregar valor à agroindústria do Estado. Mais informações e inscrições pelo telefone (21) 3622-9630. O evento será realizado no auditório Prof. Luiz Pedro Antunes, do IFRJ, Rua José Breves, 550, Centro.

SOJA/EUA: NOPA DIVULGA RESULTADO DO ESMAGAMENTO AMERICANO EM JULHO
A Associação Nacional dos Processadores de Oleaginosas dos Estados Unidos (Nopa) divulga hoje, às 9h30 (horário de Brasília), o resultado do esmagamento doméstico de soja em julho. Na média, analistas de mercado ouvidos pela Agência Dow Jones acreditam que o volume tenha caído para 130,5 milhões de bushels, de 133,14 milhões de bushels em junho. As projeções variam, contudo, entre 123,5 milhões e 138 milhões de bushels. A perspectiva de queda é atribuída à escassez de soja no mercado americano e à queda das margens de lucro no período.

BRF BRASIL FOODS, SADIA E MMX MINERAÇÃO DIVULGAM BALANÇOS - Também divulgam balanços trimestrais BRF Brasil Foods, Sadia, Celesc, Cteep (Transmissão Paulista), Globex (Ponto Frio), MMX Mineração Agra Incorporadora, construtora MRV, JHSF Participações, Klabin Segal, Banco Panamericano, Banco Cruzeiro do Sul, Banco Pine, BradesPar, JHSF Participações, Unipar, Frigorífico Minerva entre outras.

EUA: CPI DE JULHO SAI ÀS 9H30
O Departamento do Trabalho divulga às 9h30 o índice de preços ao consumidor (CPI) de julho. Economistas preveem estabilidade para o dado cheio e +0,1% para o núcleo.

EUA: PRODUÇÃO INDUSTRIAL DE JULHO ÀS 10H15
O Federal Reserve divulga, às 10h15, a produção industrial de julho. Economistas calculam crescimento de 0,6%. Para a taxa de utilização da capacidade industrial instalada, a previsão é 68,5%.

EUA: SENTIMENTO DO CONSUMIDOR DE MICHIGAN ÀS 10H55
A Universidade de Michigan divulga às 10h55 o índice de sentimento do consumidor (preliminar) referente ao mês de agosto. Economistas calculam 69,0.

PETROBRAS: balanço sai após fechamento do mercado
No último dia da safra de balanços, a Petrobras, maior companhia brasileira e da Bovespa, divulga o resultado do segundo trimestre do ano, após o fechamento dos mercados. O diretor Financeiro e de Relações com Investidores, Almir Guilherme Barbassa, apresenta às 17h30 os números, em coletiva de imprensa no Rio.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG