Agenda: Fenasucro começa hoje com 420 expositores

Fenasucro: feira começa hoje A 17ª Feira Internacional da Indústria Sucroalcooleira (Fenasucro), principal evento do setor, será realizada de hoje até sexta-feira (4), no Centro de Eventos Zanini, em Sertãozinho (SP) e terá 420 expositores, de acordo com os organizadores. A feira tem 45 mil metros quadrados de área de exposição e deve receber mais de 30 mil visitantes do Brasil e de mais de 40 países.

Agência Estado |

A abertura oficial da feira ocorrerá no dia 31 de agosto com um fórum de discussões sobre o futuro do setor sucroenergético. As informações sobre os eventos e a programação da Fenasucro estão no site da feira, o www.fenasucro.com.br.

Soja: simpósio ocorre em Piracicab (SP)
O 4º Simpósio da Cultura da Soja ocorrerá, a partir das 8 horas, desta Terça-feira (1º) até quarta-feira (3), no Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia da Esalq, em Piracicaba (SP). Organizado em quatro módulos, o simpósio tem como objetivo analisar a situação atual da cultura da soja no Brasil e suas perspectivas para a safra 2009/10, com enfoque no mercado, custos de produção, logística, fitossanidade, ambientes de produção e adubação da cultura. Mais informações pelo telefone (19) 3417-6604 (falar com Maria Eugênia) ou pelo e-mail cdt@fealq.org.br.

Logística: NTC promove seminário em São Paulo
A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC) realiza hoje o Seminário Brasileiro de Logística, na sede da entidade, em São Paulo. Durante o evento, serão realizadas palestras sobre integração de modais, desenvolvimento de ferrovias, transporte aéreo de cargas e desenvolvimento dos portos. Participam do evento, Pedro Brito do Nascimento, o ministro da Secretaria Especial de Portos, Rodrigo Vilaça, diretor executivo da Associação Nacional dos Transportes Ferroviários (ANTF) e representantes do setor privado. Mais informações no site da NTC: http://www.ntcelogistica.org.br/.

Cana: Case IH lança duas colhedoras de cana-de-açúcar
A Case IH lança hoje duas novas colhedoras de cana, uma delas para áreas com espaçamento reduzido. O lançamento será na Usina São Martinho, em Ribeirão Preto.

Agronegócio: Coamo inaugura torrefadora e lança novos produtos
A Coamo Agroindustrial Cooperativa inaugura nesta terça-feira, 1º de setembro, a sua mais nova indústria de torrefação e moagem de café, localizada no seu parque industrial em Campo Mourão, no Centro-Oeste do Paraná. Além da nova indústria, a Coamo fará também o lançamento oficial de quatro novos produtos que estarão a disposição dos consumidores em diversos pontos de vendas do mercado brasileiro.

Os novos produtos a serem lançados na próxima semana integram o portfólio dos Alimentos Coamo e fazem parte da estratégia de crescimento da cooperativa na área alimentícia. São eles: Café Sollus - Extra-forte, em embalagem tipo almofada de 250 e 500 gramas; Farinha de trigo Anniela - em pacotes de plástico de 1 quilo e de papel em 1 e 5 quilos; e Coamo Gordura Vegetal em sachê - de 500 gramas e a Margarina Coamo Familia em sachê - de 1 quilo, provenientes de soja não-transgênica.

Carnes: isenção de ICMS começa a valer hoje em SP
O governo de São Paulo reduziu de 7% para zero a alíquota do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) que incide na produção e comercialização de carnes. A medida entra em vigor hoje e beneficia as cadeias de carne bovina, suína e de aves e abrange a distribuição dos demais produtos comestíveis frescos, resfriados, congelados, salgados, secos ou temperados, resultantes do abate de aves, coelhos e lebres e animais dos rebanhos bovino, bufalino, caprino, ovino e suíno.

Stephanes participará na Câmara de audiência sobre Operação Abate
O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, participa nesta terça-feira (1º), a partir das 14h30, de audiência pública na Câmara dos Deputados para discutir as denúncias da "Operação Abate", deflagrada em junho pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal em Rondônia. O objetivo da operação era apurar a prática de diversos crimes cometidos para favorecer empresas frigoríficas, laticínios e curtumes fiscalizados pela Superintendência Federal da Agricultura em Rondônia. Na época, a Polícia Federal informou, em nota, que "além de frigoríficos, laticínios e curtumes, foi identificado um importante grupo econômico com sede em Mato Grosso, responsável pelo pagamento de propinas a servidores públicos da Superintendência Federal da Agricultura em Rondônia, Banco da Amazônia, Ministério da Integração Nacional, Agência Nacional de Energia Elétrica e Secretaria do Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso". O autor do requerimento é o deputado Ernandes Amorim (PTB-RO).

Comissão de Agricultura do Senado tem reunião hoje
A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado realiza hoje reunião, a partir das 9h30, no Anexo II do Senado. Na pauta estão itens como a posição do Brasil no novo acordo global pós-Kyoto, a discussão sobre a primeira safra com plantio de milho transgênico e a questão logística. Devem participar do evento, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim; o diretor geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Fernando Fialho; o diretor Presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), Willen Mantelli; além de representantes da Embrapa e dos produtores.

Cultura de inverno: câmara setorial reúne-se em Esteio (RS)
A conjuntura das culturas de inverno será analisada, nesta terça-feira (1º), a partir das 14h30, na 24ª reunião ordinária da Câmara Setorial, em Esteio (RS). A Secretaria de Política Agrícola, do Ministério da Agricultura, abordará a Política de Apoio à Comercialização para a safra 2009/2010 e a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo debaterá a importância da Produção Integrada para a valorização do produto. O encontro será na Casa da Tecnologia, no Parque de Exposição Assis Brasil - km 257 da BR 116, em Esteio.

Agronegócio: fundo de catástrofe será tema de palestra na Fiesp
O seguro agrícola e a criação do fundo de catástrofe são temas de palestra que o deputado Moacir Micheletto (PMDB-PR) fará hoje (1°), a partir das 10 horas, em São Paulo, durante reunião do Conselho Superior do Agronegócio da Federação das Indústrias do EStado de São Paulo (Fiesp). O deputado é relator da proposta que cria o Fundo de Catástrofe do Seguro Rural, que tramita na Câmara e deve ser aprovado em setembro. A expectativa é de que este novo mecanismo entre em vigor na safra 2010/11. O objetivo do Fundo é oferecer cobertura suplementar aos riscos do seguro rural nas modalidades agrícola, pecuária, aquícola (pesca cultivada) e florestal, assegurando renda aos produtores que tiverem suas atividades prejudicadas por catástrofes como enchentes, geadas, secas, doenças ou pragas. O montante de recursos destinado ao Fundo, está sendo discutido com o governo federal.

Infra-estrutura: cooperativas discutem ações em congresso em Brasília
A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) promove, hoje e amanhã, em sua sede, em Brasília, o Congresso Nacional do Ramo de Infraestrutura. São esperados dirigentes, técnicos, engenheiros e contadores das mais de 100 cooperativas de todo o Brasil. "Pretendemos sair do congresso mais unidos e com as demandas e as dificuldades apuradas, para que possamos, junto com a OCB, fazer os encaminhamentos para solução nas esferas competentes", explica o representante nacional do ramo, Valdir Pimenta da Silva. Segundo Pimenta da Silva, o evento tem quatro objetivos. O primeiro deles é identificar as dificuldades das cooperativas em relação ao processo de regulamentação das cooperativas permissionárias e autorizadas, junto a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Espera-se também definir as ações necessárias para solucionar as dificuldades, nas esferas políticas, técnicas, administrativas e jurídicas. Definir cronograma de ações e oferecer subsídios à OCB e à representação do Ramo Infraestrutura para uma atuação mais efetiva e eficaz complementam os objetivos do congresso.

Biodiesel: congresso discute antecipação de mistura
Entre hoje e quinta-feira (3) ocorre, em São Paulo, o Biodiesel Congress, no Novotel Center Norte. O congresso irá reunir, amanhã, o diretor do Departamento de Combustíveis Renováveis do Ministério das Minas e Energia, Ricardo Dornelles, o
coordenador geral de Agroenergia do Ministério da Agricultura, Denilson Ferreira, e o diretor presidente da Brasil Ecodiesel, Mauro Cerchiari para discutir a possível antecipação de metas para o aumento da mistura para B5. O evento também contará com a participação do superintendente de abastecimento da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Edson Menezes da Silva, e do vice-presidente de tecnologia e desenvolvimento da Dedini, José Luiz Olivério.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG