Agenda: Cooxupé discute impacto da mudança climática no cafezal

São Paulo, 19 - Pesquisadores do Instituto Agronômico (IAC-APTA) e do Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, participam nesta quarta-feira (19), na Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), no sul de Minas, do evento Mudanças climáticas e problemas fitossanitários do cafeeiro. O encontro, destinado a cafeicultores, consultores, agrônomos, técnicos agrícolas, estudantes e outros interessados, tem o objetivo de discutir o comportamento de doenças e pragas do cafeeiro, frente às mudanças climáticas previstas para os próximos anos.

Agência Estado |

Também serão apresentados estudos em andamento abrangidos pelo projeto nacional em rede denominado Climapest, desenvolvido pela Embrapa Meio Ambiente em parceria com o IAC e o IB. Tais pesquisas visam prever o efeito dessas mudanças climáticas sobre os principais problemas fitossanitários da cultura do cafeeiro. Os estudos se baseiam no comportamento de pragas e doenças nas diversas regiões produtoras de café arábica do Brasil e nas principais alterações climáticas previstas para estas regiões. O evento será realizado das 8 às 18 horas, na sede da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé).

BIODIESEL: CÂMARA SETORIAL REÚNE-SE EM BRASÍLIA
Diversificação na produção do biodiesel e a sustentabilidade ambiental serão temas da reunião da Câmara Setorial de Oleaginosas e Biodiesel, nesta quarta-feira (19), às 9 horas, em Brasília. No encontro, também será apresentada a pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB) e a distribuição deste combustível no Brasil.

EMBALAGEM: SETOR APRESENTA ESTUDO DA FGV SOBRE PERSPECTIVAS
A Associação Brasileira de Embalagem (ABRE) promoverá café da manhã nesta quarta-feira (19), das 8 às 9h30, com o tema "Desempenho econômico da indústria de embalagem: fechamento do primeiro semestre e perspectivas para o segundo", no Hotel Sofitel, em São Paulo. Haverá palestra do coordenador de Análises Econômicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Salomão Quadros. Os dados que serão apresentados no evento fazem parte de um estudo que a FGV realiza, há 12 anos, com exclusividade para a Abre.

BIENAL DOS NEGÓCIOS DA AGRICULTURA COMEÇA HOJE EM MT
A terceira edição da Bienal dos Negócios da Agricultura começa hoje em Cuiabá (MT). Serão três dias de painéis, debates e eventos focados na renda agrícola. No primeiro dia do evento, serão debatidas as questões fundiárias e sustentabilidade ambiental. Amanhã, será realizado um painel sobre mercado de commodities e as projeções de cenário após a crise mundial. No último dia da bienal, acontece o Fórum de Logística e Renda, realizado em parceria com a Associação Brasileira de Agribusiness (Abag). Deste painel participam: o gerente comercial da Vale do Rio Doce, Paulo Capriolli; o diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antonio Pagot; o presidente da Frente Parlamentar de Logística de Transportes e Armazenagem, deputado federal Homero Pereira; o diretor geral da Agência Nacional de Transportes Aquáticos (Antaq), Fernando Antônio Brito Fialho; e o Secretário Executivo da Câmara Temática de Infraestrutura e Logística do Agronegócio do Mapa, Biramar Nunes de Lima. As discussões serão coordenadas pelo presidente da Abag, Carlo Lovatelli. Mais informações no site: http://www.bienaldaagricultura.com.br/.

LEITE: BOM GOSTO ADQUIRE FÁBRICA DA NESTLÉ NO RJ
A Laticínios Bom Gosto adquiriu a unidade industrial da Nestlé em Barra Mansa (RJ), com capacidade para processar 300 mil litros de leite por dia. A operação deve ser anunciada hoje, às 15, em evento no Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro. Além de R$ 9 milhões na compra da fábrica, a Bom Gosto prevê investir cerca de R$ 20 milhões para reativar a produção na planta, desativada há dois anos.

TRF RETOMA JULGAMENTO DO VETO DO CADE À COMPRA DA GAROTO PELA NESTLÉ
O Tribunal Regional Federal (TRF) de Brasília retoma às 14h30 julgamento do veto do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) à compra da Garoto pela Nestlé. O caso está parado desde 21 de janeiro, quando o juiz federal Avio Mozart Novaes pediu vista do processo.

EUA: ESTOQUES DE PETRÓLEO SAEM ÀS 11H30
Às 11h30 (de Brasília), o Departamento de Energia (DoE) divulga suas estimativas sobre o nível dos estoques norte-americanos de petróleo bruto e derivados na semana até 14 de agosto. As estimativas para os estoques de petróleo bruto do DoE são de +1,500 milhão de barris. Para os estoques de gasolina, a expectativa é -800 mil barris; para os destilados, a expectativa é de +500 mil barris; e para a utilização da capacidade das refinarias, a estimativa é +0,2 pp.

BNDES: COUTINHO FALA ÀS 15H30, EM SP, SOBRE PROGRAMA DE INVESTIMENTO
O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, o presidente do Banco Nossa Caixa, Demian Fiocca, e o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Luiz Aubert Neto, recebem a imprensa às 15h30 para falar sobre o novo Programa BNDES de Sustentação do Investimento - BNDES PSI.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG