Agenda: Congresso da Abag debate crise e sustentabilidade

São Paulo, 10 - O oitavo Congresso da Associação Brasileira de Agribusiness (Abag) será realizado hoje e amanhã (11), em São Paulo. O evento debaterá os efeitos da crise financeira internacional e a importância da sustentabilidade do agronegócio, baseado nas plataformas social, econômica e ambiental.

Agência Estado |

Nesta segunda-feira, primeiro dia do evento, Luis Carlos Guedes Pinto, Vice-presidente de Agronegócios do Banco do Brasil e Armínio Fraga, Sócio da Gávea Investimentos e ex--Presidente do Banco Central farão o painel "Lições da Crise e Visão Mundial", seguido por uma mesa-redonda composta por Márcio Lopes de Freitas, Presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Katia Abreu, Presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Armando Monteiro, Presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Alexandre Figliolino, Diretor do Banco Itaú BBA.

A sustentabilidade estará em pauta no segundo dia. O painel "Mercado e Soluções", será moderado por Cristiano Walter Simon, Vice-presidente da Abag e terá palestra de Josué Christiano Gomes da Silva, Presidente da Companhia de Tecidos Norte de Minas - Coteminas. Depois haverá uma mesa-redonda, onde Marcos de Azambuja, Vice-presidente do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri) irá debater o "Bilateralismo e Multilateralismo". Outro participante será o Governador do Estado do Mato Grosso, Blairo Maggi, que discutirá "A Sustentabilidade como Oportunidade de Negócio" e por fim o Ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos Roberto Mangabeira Unger, comentará "Sustentabilidade: Contexto Estratégico de uma Nação".

Ainda amanhã de manhã, será apresentado o painel "Questões-chave para o Agronegócio Brasileiro", com a presença de Paulo Del Caro S. Canabrava, Consultor de Negócios do Abastecimento da Petrobras e do Ex-ministro da Economia Delfim Netto. Ainda haverá uma mesa-redonda sobre o assunto com a presença de Luiz Carlos Corrêa Carvalho - Vice-presidente da ABAG, Ricardo Guimarães - Presidente da Thymus Branding, Denis Lerrer Rosenfield - Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Roberto Rodrigues - Coordenador do Centro de Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e ex-Ministro da Agricultura.

MÁQUINA AGRÍCOLA: ANFAVEA DIVULGA DADOS DE JULHO NESTA SEGUNDA-FEIRA
A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulga o desempenho da indústria automobilística brasileira referente a julho e ao período acumulado dos primeiros sete meses de 2009. Os dados, referentes a veículos e máquinas agrícolas, serão apresentados às 10h30. Haverá entrevista coletiva às 11 horas, em São Paulo.

AGRONEGÓCIO: INSCRIÇÕES PARA MISSÃO À RÚSSIA TERMINAM HOJE
O Ministério da Agricultura informou que termina nesta segunda-feira (10) o período de inscrição para a missão da pasta que vai à Rússia para promover o agronegócio brasileiro no exterior. O ministério terá um estande na World Food Moscow 2009, disponível para empresas exportadoras brasileiras. A feira, maior evento de alimentos e bebidas da Rússia, será realizada em Moscou, de 15 a 18 de setembro. As empresas inscritas terão espaço individualizado, além de participação no catálogo e apoio logístico da organização. As inscrições podem ser feitas pelo o site www.agricultura.gov.br. Na página principal, basta clicar no link "Missão Comercial à Rússia". A iniciativa é do Departamento de Promoção Internacional do Agronegócio da Secretaria de Relações internacionais do Agronegócio, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores.

BALANÇA: RESULTADO DA 1ª SEMANA DE AGOSTO SAI ÀS 11H
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior divulga, às 11 horas, os números da balança comercial referentes à primeira semana de agosto.

ANP: BALANÇO DO MERCADO DE COMBUSTÍVEIS NO 1º SEM/09 SERÁ DIVULGADO
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) apresenta às 14h30 o Seminário de Avaliação do Mercado de Combustíveis. O objetivo do evento é comparar o desempenho do mercado brasileiro no primeiro semestre de 2009, tendo como principal fonte os dados extraídos do Sistema de Informações de Movimentação de Produtos (SIMP).

FGV: PESQUISA MOSTRA IPC-S ATÉ 7 DE AGOSTO
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulga às 8h o Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S) de até 7 de agosto.

BC: PESQUISA FOCUS SERÁ APRESENTADA HOJE
O Banco Central divulga a partir das 8h30 a pesquisa semanal Focus, com projeções de cerca de 80 analistas do mercado para uma série de indicadores macroeconômicos como a inflação, câmbio e juros. Há expectativa em relação às previsões para o comportamento da inflação e a evolução do PIB.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG