Agência do BB em Sorocaba-SP é invadida pelo MST

Cerca de 150 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) invadiram hoje a agência regional do Banco do Brasil (BB) no centro de Sorocaba, a 92 quilômetros de São Paulo. A ação visava a reivindicar a ampliação do crédito para a reforma agrária, segundo o líder do MST Joaquim da Silva, da direção estadual do movimento.

Agência Estado |

Os sem-terra, provenientes de assentamentos e acampamentos de Iperó, Itapetininga e Itapeva, cidades da região, chegaram em três ônibus e vários carros. A agência regional tinha iniciado o atendimento ao público quando ocorreu a invasão.

Os manifestantes instalaram faixas e cartazes no pavimento térreo. A bandeira vermelha do movimento foi içada num mastro improvisado. Durante 20 minutos, o acesso à agência foi bloqueado. A Polícia Militar (PM) interveio e houve um princípio de confronto entre trabalhadores rurais e policiais, logo contornado pelos líderes.

Os manifestantes liberaram a entrada dos clientes. De acordo com Silva, as famílias querem acesso mais fácil aos financiamentos para custeio da produção e investimento na infra-estrutura dos lotes. "Para o dinheiro sair do banco, é uma burocracia sem fim", disse. Os trabalhadores pediam também a renegociação das dívidas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e ingresso aos projetos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) de compra da produção dos assentamentos.

"Nosso objetivo também é chamar a atenção do governo federal para que mais famílias sejam assentadas", disse o líder do MST. À tarde, os sem-terra desocuparam o banco e saíram em passeata pela Rua XV de Novembro, uma das principais da cidade. A Praça Fernando Prestes foi ocupada pelos manifestantes. Na frente da Catedral, eles fizeram uma encenação para lembrar as vítimas do massacre de Eldorado de Carajás, que hoje completava 12 anos. O trânsito ficou prejudicado e houve congestionamento em toda a região central.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG