Agaciel nomeava à revelia da Casa, diz Demóstenes

BRASÍLIA- A revelação pelo Estado de que cerca de quatro dezenas de senadores chancelaram os atos secretos com suas assinaturas ou foram beneficiados pelos boletins agitou nesta terça-feira o plenário. De acordo com os senadores, o ex-diretor-geral da Casa Agaciel Maia teria aproveitado os boletins sigilosos para infiltrar assessores nos gabinetes sem conhecimento dos parlamentares.

Redação com Agência Estado |

Da tribuna, o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) anunciou que pedirá para a Polícia Federal (PF) entrar no caso.

A reportagem identificou os nomes de ao menos 42 senadores e 27 ex-parlamentares entre os 663 atos não publicados desde 1995. Em 2007, Agaciel nomeou Lia Raquel Vaz de Souza para trabalhar no gabinete do senador, transferindo-a depois para o do petista Delcídio Amaral (MS). Lia é filha de Valdeque Vaz de Souza, braço direito de Agaciel no Senado.

Os culpados de tudo isso somos nós mesmos, que aceitamos que esse delinquente ficasse por tanto tempo à frente da Diretoria-Geral, afirmou Demóstenes. Uma declaração do então diretor-geral José Alexandre Gazineo afirma que o parlamentar jamais pediu a nomeação de Lia.

Demóstenes assumiu, porém, a nomeação secreta de um outro funcionário poderoso da Casa. Abrigou no gabinete um filho de João Carlos Zoghbi, ex-diretor de Recursos Humanos.

O nome de Marcelo Zoghbi aparece na lista de atos secretos. Ele foi exonerado no ano passado em meio ao cumprimento da decisão antinepotismo do Supremo Tribunal Federal (STF).

Diretores

O presidente do Senado, senador José Sarney (PMDB-AP), demitiu, nesta terça-feira, o diretor-geral do Senado, Alexandre Gazineo, e o diretor de Recursos Humanos da Casa, Ralph Siqueira.

A informação foi divulgada pela Assessoria de Imprensa de Sarney. Os dois diretores são suspeitos de participação no esquema de edição de atos secretos no Senado para nomeações e para criação de cargos e privilégios.

As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".

Leia também:

Leia mais sobre: atos secretos

    Leia tudo sobre: ato secretosarneysenadosenadores

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG