AFI elege melhores filmes e programas de TV Por Ricardo Bairos (14.dez) O American Film Institute (AFI) anunciou sua lista dos 10 melhores filmes e programas de TV deste ano.

Entre as produções cinematográficas, os títulos mencionados são "Coraline", "Se Beber, Não Case", "Guerra ao Terror", "The Messenger", "Precious", "A Serious Man", "A Single Man", "Sugar", "Up - Altas Aventuras" e "Amor Sem Escalas". O título que chamou atenção por não estar na lista é "Avatar", o novo filme de James Cameron, que seria a produção com maior orçamento de todos os tempos. Entre os programas de TV, os melhores do ano são "The Big Bang Theory", "Big Love", "Friday Night Lights", "Glee", "Mad Men", "Modern Family", "The No. 1 Ladies' Detetive Agency", "Nurse Jackie", "Party Down" e "True Blood". (Planet Pop)

MO'NIQUE É CONSAGRADA POR CRÍTICOS
(14.dez) Mo'Nique está mais perto do Oscar. A comediante ganhou prêmios de melhor atriz coadjuvante por sua elogiada participação no drama "Precious", de Lee Daniels. Seu trabalho foi consagrado tanto pela Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles quanto pela Sociedade de Críticos de Cinema de Boston, que revelaram suas listas de melhores de 2009.

Os dois grupos também concordaram no melhor filme do ano: "Guerra ao Terror", o drama de Kathryn Bigelow sobre um esquadrão de elite que desmonta bombas no Iraque. Ela também levou os dois prêmios de melhor direção. Para melhor ator e atriz, os críticos de Los Angeles escolheram Jeff Bridges ("Crazy Heart") e a belga Yolande Moreau (pelo filme francês "Séraphine"). Para os jornalistas de Boston, as melhores performances foram de Jeremy Renner ("Guerra ao Terror") e Meryl Streep ("Julie & Julia"). (Planet Pop)

CRÍTICOS DA INTERNET ELEGEM "AVATAR" O MELHOR FILME
(14.dez) A New York Film Critics Online, uma associação de jornalistas da internet, elegeu seus melhores filmes de 2009. O melhor filme do ano, na opinião do grupo, é "Avatar", de James Cameron. A produção que levou o maior número de prêmios foi "Bastardos Inglórios", de Quentin Tarantino. A fita venceu as categorias de melhor roteiro, melhor fotografia , ator coadjuvante e ator-revelação (ambos para Christoph Waltz). Kathryn Bigelow ganhou o prêmio de melhor diretora, por "Guerra ao Terror". Os de melhor ator e atriz ficaram com Jeff Bridges ("Crazy Heart") e Meryl Streep ("Julie & Julia"). A comediante Mo'Nique foi consagrada novamente com o prêmio de melhor atriz coadjuvante, por sua performance no drama "Precious". (Planet Pop)

MEL GIBSON RODARÁ FILME COM LEONARDO DICAPRIO
(14.dez) Mel Gibson rodará a seguir um filme com Leonardo DiCaprio. O drama de época, cujo título não foi revelado, será sobre a cultura Viking. O roteiro é de William Monahan e as filmagens estão previstas para começar no segundo semestre do ano que vem. DiCaprio seria fascinado por tudo que tem a ver com os Vikings. Gibson já dirigiu filmes como "Coração Valente", "A Paixão de Cristo" e "Apocalypto". (Planet Pop)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.