Aeroviários fazem protesto no Aeroporto de Congonhas

SÃO PAULO - Terminou às 12h30 o protesto de trabalhadores aeronautas e aeroviários, que se reuniram na manhã desta sexta-feira na área de embarque das empresas Gol e Ocean Air, no Aeroporto Internacional de Congonhas, na zona sul da capital paulista. A categoria está em campanha salarial e permanece em estado de greve, desde a semana passada.

Redação com Agência Estado |

Segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac), o protesto reuniu entidades sindicais da CUT e da Força Sindical foi coordenado pelas federações de trabalhadores do setor, em uma campanha salarial unificada nacionalmente. Segundo o presidente da Fentac/CUT e do Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre, Celso Klafke, os trabalhadores informaram os passageiros, ao longo de toda esta semana, em várias cidades, sobre o risco de greve das categorias.

Klafke ressalta que não é interesse dos trabalhadores atrapalhar o movimento nos aeroportos durante as festas de fim de ano. Contudo, "a nossa data-base foi 1º de dezembro, e até agora a proposta dos empresários sequer contemplou a inflação acumulada do período", argumenta. A data limite para que a negociação aconteça é 24 de dezembro.

Durante a manifestação, que durou duas horas e meia, os trabalhadores distribuíram aos passageiros um documento explicando o movimento e alertando para a iminência de greve ainda este ano.

De acordo com a assessoria de imprensa da Fentac, cerca de 250 funcionários passaram pela área onde ocorreu a manifestação. Como era apenas uma "atividade de alerta", não houve paralização de qualquer serviço nas companhias aéreas.

Hoje o protesto aconteceu nos aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Porém, atividade semelhante já foi realizada nos últimos dias nos aeroportos de Guarulhos, Belém, Recife, Salvador, Porto Alegre e Brasília.

Leia mais sobre aeroportos

    Leia tudo sobre: aeroportos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG