Aeroportos registram 17,4% de voos atrasos

TAM enfrenta atrasos em mais de 30% dos voos, mas nega que seus aeroviários estejam realizando operação padrão

iG São Paulo |

Os aeroportos brasileiros registraram, até as 8h desta quarta-feira, 94 (17,4%) de voos atrasados entre os 541 previstos em todo o País. Outros 15 (2,8%) atrasaram, segundo informações da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

Das 43 partidas programadas até o momento no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), 2 (4,7%) atrasaram e 3 (7%) foram canceladas. Em Congonhas, até as 8h, não havia registro de atraso entre as 32 operações previstas.

No Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, foram 4 (15,4%) de atrasos entre as 26 operações agendadas nesta manhã. Uma (3,8%) foi cancelada. O Galeão teve atrasos em 6 (24%) das 25 partidas programadas e um (4%) cancelamento.

A pior situação no início da manhã é a do aeroporto de Natal (RN), que tem atrasos em 8 (53,3%) das 15 operações. Fortaleza (CE) também tem alto índice de atrasos, com 11 (40,7%) entre os 27 voos.

A TAM volta a ter problemas nesta manhã e, dos 189 voos programados até as 8h, 57 (30,2%) já haviam atrasado. na terça-feira, os atrasos superaram 50% da soperações da companhia, que, por meio de nota, atrabuiu os problemas a "um conjunto de fatores".  "Houve interrupções pontuais das operações em alguns aeroportos, devido à meteorologia, prejudicando conexões – inclusive internacionais – e levando a companhia a fazer ajustes em sua malha aérea, em período de grande demanda", diz a nota.

A empresa nega que seus aeroviários estejam realizando operação padrão - aquela em que atendem a todos os procedimentos de trabalho e se negam a alterar escalas ou jornadas. "A TAM opera em segurança e com respeito à Lei do Aeronauta, com seus limites de jornada, horas mensais e folgas, e desconhece qualquer movimento como o relatado. A companhia tem total confiança no alto profissionalismo dos seus tripulantes e demais funcionários", afirma.

    Leia tudo sobre: empresas aéreasaeroportostamatrasos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG